Cônsul principal do Japão em Belém visita o Porto...

Publicada em: 21.10.2021

Cônsul principal do Japão em Belém visita o Porto do Itaqui

O Porto do Itaqui recebeu, nesta quinta-feira, 21, a visita da comitiva do Consulado do Japão em Belém, capitaneada pelo cônsul principal, Satoshi Morita. O presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, recepcionou o grupo, que assistiu a uma apresentação sobre as potencialidades do porto público do Maranhão e conheceu a área operacional onde são movimentadas cargas de grãos, combustíveis, carvão, celulose, carga geral e outras.

“Nós apresentamos o Porto do Itaqui e a dinâmica de nossas operações e, o mais importante, a presença japonesa no porto. Nós temos, no consórcio que opera o Tegram, empresas como a Toyota Tsusho, Zen-Noh e Sojitz, que atuam no Maranhão com investimentos expressivos. Isso demonstra a conexão do Brasil e do Maranhão com o Japão e conversamos sobre isso, além da possibilidade de cooperação em projetos de inovação e tecnologia”, afirmou Ted Lago.

Além do cônsul-geral Satoshi Morita, o grupo contou com a presença do presidente honorário da Associação Nipo-Brasileira do Maranhão, Kiyoshi Yamada; do diretor da Associação Nipo-Brasileira do Maranhão, Nobuyuki Nakashima; da assessora do Consulado do Japão em Belém, Rosa Kamada; e da jornalista Ana Leopoldina Falcão, representando o Grupo de Comunicação Zildêni Falcão.

Ao final da visita, o cônsul-geral do Japão em Belém, que responde também pelo estado do Maranhão e está a pouco mais de quatro meses no cargo, destacou a infraestrutura do Porto do Itaqui. “Ficamos muito surpresos com a grandeza e as potencialidades do Porto do Itaqui e a partir desta primeira visita vamos discutir futuras de parcerias”, disse.