De crianças a idosos: visita ao maior navio de gue...

Publicada em: 13.10.2025

De crianças a idosos: visita ao maior navio de guerra da América Latina atrai público diverso ao Porto do Itaqui

Neste domingo, 12 de outubro, o Porto do Itaqui abriu as portas para receber a população maranhense no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” (A-140), considerado o maior navio de guerra da América Latina. Promovida pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), autoridade portuária do Porto do Itaqui, em parceria com a Marinha do Brasil, a visitação gratuita atraiu pessoas das mais diferentes idades e aproximou o universo portuário da comunidade. 


Com 203 metros de comprimento e 30 metros de altura, o navio tem capacidade para operar com 18 aeronaves simultaneamente, entre hangar e convoo, reforçando sua versatilidade e importância estratégica. Projetado para as tarefas de controle de áreas marítimas, a embarcação também está preparada para atuar em missões de caráter humanitário, oferecendo suporte em situações de desastres naturais, evacuação de civis e operações de manutenção da paz. 

“Foi uma honra receber a população do nosso estado. Fortalecemos a relação porto-cidade, algo sempre incentivado pelo governador Carlos Brandão. Essa embarcação, além de proteger a costa brasileira, realiza importantes missões humanitárias. O Porto do Itaqui e o navio Atlântico são motivos de orgulho para os brasileiros”, destacou a presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa.  

Durante a visita, os participantes puderam conhecer duas áreas do navio e entender sua estrutura e funcionalidade. A acessibilidade também foi um ponto forte do evento. Rejane Abreu, pessoa com deficiência, comemorou a experiência que marcou sua primeira vez no Itaqui. “É importante abrir para a comunidade ver ao vivo o que a gente olha nos livros, na internet, no Instagram. Pude perceber que o Porto do Itaqui foi extremamente acolhedor e facilitou que eu tivesse acesso a tudo”, expressou a visitante 


A bordo do NAM Atlântico estavam 1.044 militares, sendo 1.042 humanos e dois cães farejadores de explosivos. O navio trouxe mais de 80 veículos das três forças armadas e cerca de 700 toneladas de equipamentos, como parte das operações Atlas e Marajoara, que envolvem apoio à COP 30.

 

O capitão de mar e guerra do navio, José Paulo, explicou a missão. “Temos feito essa travessia para testar o navio, suas potencialidades e a interoperabilidade entre as forças. Essa visitação pública no Maranhão é parte fundamental dessa jornada”, comunicou o comandante.  

José Paulo também pontuou a organização da visita. “Quero agradecer ao povo do Maranhão, especialmente à cidade de São Luís, que acolheu a capitania da esquadra. Foi uma grata surpresa receber tantas crianças. Agradeço à Emap pela excepcional recepção, com conforto e agilidade”, finalizou.  


Oportunidade para empreendedoras locais 

O evento foi ainda uma oportunidade para as empreendedoras do projeto Itaqui das Comidinhas, que comercializaram alimentos ao público, fortalecendo a economia local e promovendo inclusão. A iniciativa disponibiliza capacitação gratuita para 60 mulheres da área Itaqui-Bacanga, com foco em gestão de negócios, atendimento ao cliente, liderança, marketing e preparo de alimentos.