EMAP celebra 1º ano de seu programa de diversidade

Publicada em: 22.11.2022

EMAP celebra 1º ano de seu programa de diversidade

Nesta terça, 22, a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária celebrou o primeiro aniversário do lançamento do Programa de Diversidade e Inclusão, o Somos, com palestra do escritor e consultor para o tema da diversidade, Reinaldo Bulgarelli, que atua na área de Direitos Humanos desde 1978. Seu livro Diversos Somos Todos – valorização, promoção e gestão da diversidade nas organizações destaca que a diversidade é uma missão de todos para melhorar a qualidade das relações.

O presidente da EMAP, Ted Lago, os integrantes do Comitê de Diversidade da empresa e as consultoras do Uniethos, Luiza Rodrigues, Cristiana Loyola e Hânia Ribeiro, acompanharam a palestra, que contou com a presença de colaboradores de diversas áreas. O Uniethos é a instituição contratada para assessorar a estruturação e implantação do Somos na EMAP.

“Somos um porto público, com um trabalho focado em melhoria contínua, o que tem resultado em recordes de movimentação e números positivos a cada ano. Mas antes de tudo isso nós temos a clareza de que cada resultado é fruto da atuação de pessoas e cada uma é peça importante dessa engrenagem. O programa tem sido um aprendizado para todos nós, no sentido de nos melhorar como pessoas diversas que somos”, afirmou Ted Lago.

Bulgarelli falou sobre empatia e respeito como ferramentas indispensáveis na construção de ambientes inclusivos e diversos. “O jeito simples é construir trincheiras. O jeito bom é construir pontes”, afirmou sobre o papel de cada um, principalmente das lideranças, nesse processo.

Em 2017, o consultor recebeu o prêmio África-Brasil pela realização de ações afirmativas de diversidade racial.  Ao final de sua apresentação para os colaboradores da EMAP, ele parafraseou uma famosa fala do líder pela paz, Mahatma Gandhi. “Não tem um caminho para a diversidade, a diversidade é o próprio caminho”, disse. Na famosa frase de Gandhi, em lugar da palavra diversidade ele usou paz.