Emap intensifica ações voltadas à sustentabilidade e ao conforto térmico nos terminais de ferryboat
Comprometida com a sustentabilidade aliada ao bem-estar dos passageiros e colaboradores dos terminais de ferryboat, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) intensificou iniciativas voltadas à educação ambiental. Os projetos, realizados em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), impactam tanto quem utiliza o serviço de ferryboat quanto as comunidades do entorno. Uma das primeiras ações aconteceu nesta quinta-feira, 10 de julho, com o plantio de 30 mudas no Terminal Ponta da Espera. Ainda serão plantadas mais 30 no Terminal Cujupe.
“O plantio faz parte de um grande projeto de educação ambiental nos terminais externos. Nós vamos trazer espaços verdes para gerar mais conforto térmico a todas as pessoas que passam pelos terminais. Esse trabalho resultará em um lugar mais sustentável e agradável”, explicou o gerente de terminais externos da Emap, José Furtado.
Além de atividades práticas como o plantio de mudas, compostagem e ecoponto, o projeto conta com capacitações destinadas aos passageiros e funcionários dos terminais para levar consciência ambiental ao público. Com parceria da UEMA, serão ofertadas palestras sobre boas práticas ambientais.
“O plantio de mudas vai gerar não só mais conforto térmico, mas contribuirá para que tenhamos mais espécies nativas nos terminais. Escolhemos o mês de julho para esse plantio por conta do Dia de Proteção das Florestas, celebrado no dia 17”, detalhou Janaína de Jesus Privado, técnica de meio ambiente dos terminais externos.
As próximas etapas do projeto envolvem palestras relacionadas ao descarte correto de resíduos para a posterior reciclagem. O público-alvo inclui funcionários da Emap, empresas terceirizadas e operadoras de ferryboat.