EMAP realiza visita técnica a Paranaguá

Publicada em: 31.08.2015

EMAP realiza visita técnica a Paranaguá

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, visitou o Porto de Paranaguá & Antonina, no Paraná – com reuniões na Brado Logística e no Terminal de Contêineres de Paranaguá, nesta semana. Acompanhado de sua equipe técnica, Ted foi conhecer de perto a logística do porto que obteve a marca de 76,4 mil TEUs (unidade de medida equivalente a contêineres de 20 pés) em julho deste ano. O transporte de produtos refrigerados, sobretudo carnes, cresceu 21% de janeiro a julho deste ano.

Já a Brado é um operador logístico especializado em transporte de contêineres no Brasil e Mercosul. A empresa se utiliza da intermodalidade ferroviária para integrar armazenagem, distribuição, transporte rodoferroviário e marítimo e se diferencia pela prestação de serviços customizados como o acompanhamento "on-line" de cargas em tempo real.

O objetivo da ação é reunir esforços dentro do plano de ação do Governo do Estado para o Porto do Itaqui no sentido de criar as condições necessárias para incluir o pequeno e médio produtor, a pequena e média indústria e o comércio, no eixo de exportação e importação mundial. Os contêineres permitem a comercialização de pequenos volumes a exemplo do mel, frutas e artesanato além de produtos de maior valor agregado como a carne bovina, suína, frango.

"Essa é uma prática que já é realidade em outros estados e queremos trazer para o Maranhão. Por isso estamos dialogando com produtores e frigoríficos, além de operadores portuários, para tonar o Itaqui um "hub" para o mercado frio, com contêineres frigoríficos", afirma Ted Lago.

O grupo maranhense também visitou a BRF, sétima maior empresa de alimentos do mundo e uma das principais exportadoras de proteína animal do planeta (responsável por 9% da exportação mundial), com alimentos que chegam a mais de 110 países em cinco continentes.

Nesse cenário de busca de oportunidades é importante atentar para o fato de que se trata de uma ação estratégica do Governo do Estado que envolve a atuação paralela das secretarias de Agricultura, Indústria e Comércio e Agricultura Familiar. Uma atuação focada no desenvolvimento das cadeias produtivas que envolvem os pequenos e médios produtores.

Fonte: Assessoria de Imprensa EMAP