Governo do Estado lança Prêmio Porto do Itaqui

Publicada em: 29.11.2023

Governo do Estado lança Prêmio Porto do Itaqui

Com o objetivo de incentivar trabalhos voltados para a inovação nos setores portuário, marítimo e logístico, o governo do Estado acaba de lançar o Prêmio Porto do Itaqui. Em uma parceria entre a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), a iniciativa vai reconhecer e premiar pesquisadores, inventores, estudantes e profissionais, atuantes no Maranhão, que impulsionam a ciência, tecnologia e inovação nas áreas de atuação do porto. Sete categorias serão analisadas, incluindo: Vídeo Pop Júnior; TCC; Dissertação de Mestrado; Tese de Doutorado; Artigo Técnico-Científico; Solução Inovadora e Empresa Inovadora. As propostas devem abordar temas relacionados a seis eixos temáticos ligados ao meio ambiente, relação Porto-Cidade e operações portuárias.Além de prêmios em dinheiro, os vencedores de cada categoria receberão troféu e certificado de premiação. A categoria VÍDEO POP Júnior incentiva a participação de estudantes do ensino médio e/ou técnico, dividindo o prêmio entre o proponente e a equipe executora.Estudantes, pesquisadores, inventores e empresas inovadoras do Maranhão poderão inscrever seus trabalhos em diversas áreas temáticas, desde meio ambiente até transporte aquaviário. O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, destaca a parceria crucial com a EMAP, enfatizando que essas entidades são importantes aliadas na promoção da pesquisa científica e tecnológica no Maranhão. “Essa colaboração, evidenciada pelo Prêmio Porto do Itaqui, reforça o compromisso em impulsionar inovações nos setores portuário, marítimo e logístico, contribuindo significativamente para o avanço econômico e tecnológico do estado”, destaca o presidente.Já o presidente da Emap, Gilberto Lins, afirmou que "a EMAP está inteiramente comprometida com o desenvolvimento e o aprimoramento dos processos no Porto do Itaqui. Esse prêmio é mais uma oportunidade que temos para identificar e valorizar as iniciativas inovadoras que estão sendo desenvolvidas no Maranhão. Nossa relação com o desenvolvimento do Maranhão ultrapassa nossa atuação enquanto operadores logísticos. E o Prêmio Porto do Itaqui reforça nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico sustentável do estado até 2026".O edital já está disponível na página eletrônica da Fapema: www.fapema.br/editais. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de dezembro.