Governo do Maranhão divulga resultado final da pri...

Publicada em: 12.12.2023

Governo do Maranhão divulga resultado final da primeira etapa do programa Jovem Tech

O Governo do Maranhão, através da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), em parceria com o Grupo Mateus, divulgou, nesta terça-feira (12), o resultado final do programa Jovem Tech, que vai formar 120 jovens programadores por ano, oriundos das escolas públicas do estado.

A seleção contou com quase 3 mil jovens inscritos, e os primeiros 60 selecionados iniciam o processo formativo em janeiro.

“Estamos muito orgulhosos dessa iniciativa, que representa um passo importante para o desenvolvimento do Maranhão, como é de orientação do governador Carlos Brandão. O programa vai ajudar a transformar a vida desses jovens, que terão acesso ao mercado de trabalho com uma formação especializada. Estamos confiantes de que o Jovem Tech será um sucesso e que vai contribuir para o desenvolvimento do Maranhão nos próximos anos”, disse o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins.

O Jovem Tech é uma parceria inédita entre o Porto do Itaqui com a iniciativa privada, que busca transformar a vida desses jovens, que terão acesso ao mercado de trabalho com uma formação especializada.

“Essa parceria do governo com o Grupo Mateus, além de ajudar a transformar o Maranhão em hub de conhecimento, busca transformar a vida desses jovens, que terão acesso ao mercado de trabalho com uma formação especializada”, destacou o gerente de inovação Gabriel Cássia.

Sessenta selecionados farão parte da primeira turma e receberão bolsas mensais de R$ 1.500,00 reais. A partir do programa Jovem Tech, o Maranhão contará com 240 novos programadores em dois anos.

O presidente da Fapema, Nordman Wall, destaca a parceria bem-sucedida com a Emap e o Grupo Mateus, ressaltando a importância do Programa de Formação de Profissionais em Inovação e Tecnologia - Jovem Tech. "Essa iniciativa, que promove a inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento de competências na área de Tecnologia da Informação, representa um passo significativo na formação desses jovens, recém-formados no ensino médio em escolas da rede pública”, pontuou Nordman Wall.