Governo lança Porto Comunidade no Cujupe

Publicada em: 21.09.2015

Governo lança Porto Comunidade no Cujupe

Programa de responsabilidade social vai levar atendimento em saúde, educação e cidadania para as comunidades do Cujupe, Boa Vista, Cajual e Aranhengaua

O Governo do Maranhão realiza nesta semana, no período de 22 a 24, no Terminal de Ferryboat do Cujupe, o programa Porto Comunidade, que vai oferecer atendimento em saúde, cidadania e educação para estudantes de escolas públicas das comunidades do Cujupe, Boa Vista, Cajual e Aranhengaua, e seus familiares, e também os integrantes da Associação de Vendedores do Cujupe. A expectativa é atender até 500 pessoas em cada um dos três dias, no período das 9h às 16h.

O programa foi desenvolvido pela Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP com apoio das secretarias de Saúde (SES), Igualdade Racial (SEIR), da Mulher (SEMU), Desenvolvimento Social (SEDES), do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES), Esporte e Lazer (SEDEL), Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e Prefeitura de Alcântara, por meio das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação.

Depois de mapear as necessidades das comunidades do entorno do Terminal do Cujupe, a área de Responsabilidade Social da EMAP buscou as parcerias necessárias para atender as principais delas. Desse modo foram definidas as ações, focadas principalmente em saúde bucal, da criança e da mulher, além de imunização, e na área de cidadania, a emissão de documentos (RG, CPF, CTPS e declaração de antecedentes criminais).

Também serão realizadas palestras e oficinas de orientação sobre associativismo, cooperativismo, combate à violência contra mulher, ao trabalho infantil e às drogas (ver quadro de serviços).

Preparação

Para dimensionar as atividades e dar mais qualidade ao atendimento, as equipes da EMAP fizeram o agendamento prévio nas escolas de cada comunidade. De carro, em pequenas embarcações e em alguns trechos a pé, as equipes chegaram até as comunidades para levar as informações sobre os serviços e fazer a triagem.

"Nos dias do programa, as pessoas vão chegar com sua ficha e se dirigir diretamente ao box do serviço agendado. E entre um e outro atendimento, teremos palestras e oficinas", explicou a gerente de Responsabilidade Social da EMAP, Deborah Baesse.

Ações de Saúde

- Saúde da criança
- Saúde Bucal
- Imunização
- Testes de hipertensão e diabetes
- Saúde da Mulher
- Orientação sobre Hanseníase e Tuberculose
- Testes DST e doenças infectocontagiosas

Ações de Cidadania

- Emissão de RG, CPF, CTPS a declaração de antecedentes criminais
- Consulta ao cadastro único
- Cadastro do trabalhador no Sine

Ações de Educação

- Palestras sobre violência contra a mulher, associativismo e cooperativismo, trabalho infantil e exploração sexual de menores;
- Oficinas e palestras para professores, assistentes sociais e conselheiros tutelares

Fonte: Assessoria de Imprensa EMAP