Governo promove palestra sobre Bovinocultura de co...

Publicada em: 11.11.2015

Governo promove palestra sobre Bovinocultura de corte no MA

Com o intuito de contribuir para o adensamento da cadeia produtiva da carne, visando a expansão da pecuária no Maranhão, o Governo do Estado por meio das secretarias de Indústria e Comércio (Seinc), Agricultura e Pecuária (Sagrima) e Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), promoveu na última segunda-feira (9), a palestra: 'Bovinocultura de corte', com ênfase no mercado internacional de boi em pé.

A palestra que foi proferida pelo consultor do Ministério do Planejamento e da Agricultura, engenheiro agrônomo e mestre em agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, André Sorio, que abordou o tema relacionado à produção brasileira, mundial, exportação, consumo, estoque, mercados, e estratégias para a expansão da agropecuária no Estado.

Segundo o secretário adjunto de comércio e serviços da Seinc, Lúcio Maia, a intenção do Governo em promover o evento, foi visando o alinhamento entre as ações em prol da cadeia da carne e os agentes envolvidos.

"Sabemos que o Maranhão tem uma grande vocação para a pecuária. Para contribuirmos com a cadeia e seus agentes, é fundamental discutimos o mercado, a produção, os gargalos e os avanços que o Governo Flávio Dino tem trabalho intensamente", disse.

O rebanho bovino e bubalino do Maranhão supera os 7,5 milhões de cabeças e manteve a certificação como livre de febre aftosa com vacinação, com o recorde de 98,82% de cobertura vacinal batido na primeira etapa, em maio, e que deve ser mantido na segunda etapa, iniciada dia 1º de novembro.

Segundo o secretário adjunto da Sagrima, Edjahilson Souza, o evento só vem fortalecer as atividades que estão sendo desenvolvidas pelo Executivo Estadual voltadas para a cadeia da carne."O mercado de boi em pé representa mais uma oportunidade de venda para nossos produtores. Estamos investindo no fortalecimento da cadeia bovina e a exportação é fim desse processo"

O presidente da Agencia Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Sebastião Anchieta, destacou que a oportunidade foi preponderante para o crescimento do Maranhão. "Essa reunião nos oportunizou uma serie de discussões relaciona a cadeia. Discussões essas que precisam ser ainda mais debatidas, para trazermos emprego e renda para o nosso Estado".

Para a gerente de novos negócios da Emap, Luciana Kuzolitz, a palestra oportunizou o encontro de todos os envolvidos na cadeia. "Foi uma grande oportunidade, debater estratégias para a pecuária maranhense. Aqui tivemos pecuaristas, donos de abatedouros, autoridades, sem dúvida foi um momento bastante produtivo".

Além de representantes da Seinc, Sagrima e Emap, a palestra contou com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Social Neto Evangelista, dos Deputados Estaduais Carlinhos Florêncio e Fábio Braga, do Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (FAEMA), Raimundo Coelho, pecuaristas e donos de abatedouros.

Fonte: Secom