Novas torres de telefonia melhoram conectividade d...

Publicada em: 14.11.2023

Novas torres de telefonia melhoram conectividade de terminais externos no Maranhão

 

Fruto de uma cooperação entre o Governo do Estado, através da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), o Governo Federal, via Ministério das Comunicações e a iniciativa privada, com investimentos da TIM, foram entregues, nesta segunda (13), novas torres de telefonia móvel nos terminais de ferryboat da Ponta da Espera e Cujupe. O equipamento vai melhorar a conectividade e comunicação de cerca de 2 milhões de usuários que passam por ambos os terminais todos os anos.


"É uma obra que tem um significado muito grande, por todos os benefícios que entrega; uma obra que resolve um problema histórico dos moradores da baixada maranhense. Hoje a população da baixada está de parabéns e passa a ter estabilidade de sinal de celular e internet 4G e 5G”, destacou o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins. 


Além da inauguração das torres 4G e 5G, o Ministério das Comunicações realizou a doação de 30 computadores que serão instalados, para acesso gratuito dos usuários, em três Pontos de Inclusão Digital (PIDs) no Maranhão: terminais da Ponta da Espera em São Luís; do Cujupe em Alcântara; e futuramente na Praia Grande, também na capital maranhense.


“É uma entrega muito importante para todos os maranhenses e pessoas de estados vizinhos que passam por estes terminais. Assegurar conectividade e promover a inclusão digital dos brasileiros é prioridade da nossa gestão à frente do ministério das comunicações. Seguimos empenhamos por mais conectividade significativa em todo o pais”, ressaltou o ministro das comunicações, Juscelino Filho. 


A inauguração das duas torres instaladas contou com a presença do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, do Governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, do presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins e de representantes da TIM. No Terminal do Cujupe, em Alcântara, a operadora ativa a cobertura 4G, com a promessa de disponibilizar em breve a tecnologia 5G.


O governador do Maranhão, Carlos Brandão, ressaltou que "essa é uma data histórica para a baixada maranhense, com o novo serviço de telecomunicações que vai proporcionar internet livre para os usuários. Serviço essencial para todos nós nos dias de hoje. Vamos disponibilizar roteadores nas embarcações para que os passageiros tenham acesso gratuito à internet durante a viagem", afirmou o governador.


Ambos os terminais, sob a administração do Governo do Maranhão por meio da Emap, têm sido alvo de investimentos contínuos, incluindo a duplicação de rampas e passarelas, assim como a restauração dos taludes. A nova infraestrutura de conectividade não apenas beneficiará os usuários do sistema que cruzam a Baía de São Marcos diariamente, mas também toda a população que mora próximo aos terminais.