Porto do Itaqui apoia Via Sacra do Anjo da Guarda...

Publicada em: 26.03.2024

Porto do Itaqui apoia Via Sacra do Anjo da Guarda e fortalece a relação Porto-cidade

O Porto do Itaqui reforça, mais uma vez, seu compromisso com a comunidade ao apoiar a Via Sacra do Anjo da Guarda, um espetáculo cultural que se tornou tradição na região do Itaqui Bacanga, contribuindo significativamente para o enriquecimento cultural da capital maranhense e seus arredores. Nos dias 28 e 29 de março, o bairro do Anjo da Guarda se prepara para receber este magnífico espetáculo ao ar livre que, neste ano, chega à sua 43ª edição, com o tema "Humanidade: Uma Poética de Expressão Coletiva", explorando o papel vital da humanidade na construção de uma convivência harmoniosa na sociedade.

O apoio do Porto do Itaqui não apenas promove a realização do evento cultural, mas também fortalece os laços entre o porto e a comunidade local. Gilberto Lins, presidente do Porto de Itaqui, destaca: “a Via Sacra do Anjo da Guarda é mais do que uma simples apresentação artística; é um espetáculo moldado com o esforço conjunto de muitas mãos, incluindo ativamente os moradores locais em todas as etapas. É uma honra apoiar e participar dessa história, fortalecendo ainda mais nossa relação com a comunidade do entorno do Porto”.

Segundo a organização, a preparação do espetáculo iniciou desde outubro passado, onde aproximadamente 1.800 pessoas têm se dedicado para garantir o sucesso deste que é a maior apresentação teatral ao ar livre realizada no Maranhão. Sob a liderança do Grupo Grita, responsável pela concepção da Via Sacra desde 1981, centenas de moradores do Anjo da Guarda e áreas adjacentes participam ativamente, atuando como atores, equipe de produção e técnicos.Ao longo de mais de quatro décadas, a Via Sacra do Anjo da Guarda tem atraído um público total superior a 2 milhões de espectadores, consolidando-se como um evento marcante no calendário cultural do estado e um importante motor econômico e turístico.Zezé Lisboa, uma das fundadoras do Grupo Grita e diretora do espetáculo, enfatiza a importância da participação direta da comunidade em todas as fases do evento: “o cenário, construído com muita cooperação e solidariedade, transforma-se no palco perfeito para a representação da Via Sacra, proporcionando uma experiência única e interativa para o público. O apoio do Porto do Itaqui é fundamental para lidarmos com a grandiosidade deste espetáculo”, declara Lisboa.

Carpinteiros, costureiros e diversos outros voluntários trabalham de mãos dadas para tornar este espetáculo possível, destacando o poder transformador da arte e da colaboração comunitária.Com uma duração de aproximadamente quatro horas, o espetáculo envolve 47 membros no elenco principal, além de inúmeros figurantes e assistentes de produção. Nos dois dias de apresentações, estima-se a presença de mais de 350 mil espectadores, com o apoio da Polícia Militar garantindo a segurança e o bem-estar de todos os presentes.Claudio Silva, diretor do espetáculo, enfatiza: “Porto do Itaqui e o Grupo Grita são uma só entidade, pois todos nós trabalhamos em prol do desenvolvimento da região do Itaqui Bacanga. É extremamente gratificante contar com o apoio deste importante aliado para o progresso do Maranhão”.