Porto do Itaqui apresenta sua força no agronegócio regional e fortalece laços com produtores locais na AgroBalsas 2025
Para levar a importância do setor portuário no agronegócio do Maranhão e intensificar a relação com os produtores locais, o Porto do Itaqui está presente na AgroBalsas 2025. Reunindo especialistas, produtores e empreendedores de todo o Brasil, o evento ocorre entre os dias 12 e 16 de maio, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas - MA.
Com o tema "Construindo Pontes", a 21ª edição da AgroBalsas busca promover a integração entre diferentes setores do agronegócio, destacando inovações e soluções sustentáveis para o futuro da agricultura. E o Porto do Itaqui, por ter uma importância estratégica para o escoamento da produção da região Sul do Maranhão e do Matopiba, sempre participa da feira.
“Todo ano, nós marcamos presença na AgroBalsas e mostramos o papel do Itaqui no agronegócio. Afinal, a maior parte da produção de exportação da região do sul do Maranhão é escoada pelo porto. Além disso, o evento é uma oportunidade valiosa de fortalecer os laços com os produtores e todos os elos da cadeia logística que faz o agro acontecer na região Matopiba - Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia”, explicou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.
Ao contar com uma alternativa logística mais econômica para exportar a carga produzida, é possível oferecer o produto ao mercado internacional a um preço mais competitivo. Essa característica é fundamental para que o produtor expanda cada vez mais a sua produção.
Além de explicar a logística para o escoamento de grãos, os representantes do porto apresentarão as atividades que envolvem os setores de operação, qualidade e inovação do Itaqui. Na AgroBalsas, além de explicar a logística para o escoamento de grãos, os representantes do porto apresentam as atividades que envolvem os setores de operação, planejamento, qualidade e inovação do Itaqui. Quem passa pelo estande do porto pode ter uma experiência de imersão nas áreas onde ocorrem as operações por meio da utilização dos óculos 3D. A agenda conta ainda com diálogos entre o porto e os produtores da região.