Porto do Itaqui destaca inovação e compromisso amb...

Publicada em: 24.11.2023

Porto do Itaqui destaca inovação e compromisso ambiental durante ExpoLog 2023

Com o objetivo de destacar as potencialidades do porto público do Maranhão, ressaltando sua capacidade de atender diversos mercados por meio de ferrovias e rodovias, o Porto do Itaqui participou da ExpoLog 2023, maior feira de logística do Norte/Nordeste, dias 22 e 23 de novembro, em Fortaleza (CE).

Durante o evento, a equipe técnica da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), que administra o Porto, divulgou as possibilidades de negócios oferecidas, além de seu modelo de gestão, considerado um dos melhores do país.

A ideia foi aproveitar a ExpoLog para a consolidação e ampliação da rede de relacionamentos da empresa; acompanhar exposição de produtos; equipamentos e serviços; além de promover a divulgação de suas tecnologias, ao mesmo tempo em que fortalece sua posição como o principal canal de saída e entrada de cargas do Corredor Centro Norte do Brasil.

 

Inovação e compromisso ambiental

 

Durante o evento, o Porto participou em painéis importantes que abordaram dois temas de relevância atual: "Boas Práticas ESG na Logística Brasileira"; e "Descarbonização e Inovação nos Portos do Nordeste".

No primeiro tema, o gerente de Logística do Porto, Gervásio Reis, apresentou as iniciativas do Itaqui relacionadas a ESG (Environmental, Social and Governance), abordando ações no meio ambiente, responsabilidade social, inovação e compliance. Além disso, foram mostradas ações que fortalecem a relação Porto-cidade, como o apoio a projetos educacionais e culturais na região do entorno do porto.

“A Expolog representou uma oportunidade para o Porto do Itaqui mostrar o trabalho realizado, destacando-se em projetos significativos, além de diversas iniciativas inovadoras. O compromisso do porto com as práticas ESG não apenas enche de orgulho o estado do Maranhão, mas também é motivo de destaque para a própria comunidade portuária da região Norte/Nordeste”, pontuou Gervásio Reis.

No segundo tema, a representante do Itaqui foi a gerente de Planejamento, Luciana Kuzolitz, que ressaltou que o Porto do Itaqui está em processo de se tornar o primeiro porto do Brasil a contar com um plano de descarbonização, com previsão de entrega para o próximo ano. “Como autoridades portuárias, temos a sustentabilidade como um valor fundamental. Somos certificados pela ISO 14001, em gestão ambiental, e recentemente firmamos uma parceria internacional para desenvolvermos um plano de descarbonização integrado e eficaz. Acreditamos que as inovações tecnológicas são a chave para alcançarmos os resultados esperados no setor”, destacou a gerente de planejamento, Luciana Kuzolitz.

 

O plano prevê a adoção de medidas para redução das emissões de gases de efeito estufa na área portuária, como a substituição de equipamentos por modelos mais eficientes, a utilização de fontes de energia renováveis e a promoção da eficiência energética.

 

 

A importância da logística

 

A ExpoLog adota um formato híbrido, combinando participação digital e presencial, proporcionando aos participantes, do Brasil e do mundo, um encontro dinâmico, interativo e uma ampla oportunidade de networking.

Durante o evento, foram exploradas as tendências e mudanças que moldam o cenário atual da logística, contribuindo para o contínuo sucesso da ExpoLog.