Porto do Itaqui e Fapema abrem seleção para a 3ª edição do Programa de Residência Portuária em Inovação, iniciativa pioneira no Brasil
Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Programa de Residência Portuária em Inovação do Porto do Itaqui, iniciativa da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). As inscrições seguem até o dia 12 de setembro e podem ser feitas pela plataforma Patronage. Confira o edital completo em: fapema.br/category/editais.
O programa, que é pioneiro no Brasil, integra a linha de ação “Mais Inovação” do Governo do Maranhão e busca selecionar 10 bolsistas recém-graduados em qualquer área do conhecimento e graduandos de tecnologia para atuação no setor de inovação do Porto do Itaqui a partir de janeiro de 2026. Com foco em soluções voltadas aos desafios dos campos portuário, marítimo e logístico, cada selecionado receberá uma bolsa mensal de R$ 5.500,00 (graduados) e R$ 3.000,00 (graduandos), com duração inicial de um ano e possibilidade de renovação por igual período.
Nas duas primeiras edições da Residência, 20 jovens foram formados em inovação portuária e tiveram suas carreiras impulsionadas: 5 foram contratados por empresas do complexo portuário, 1 criou uma startup de descarbonização e 3 seguiram na pesquisa. Na edição atual, 4 já estão empregados em empresas de inovação no Maranhão e 1 criou uma startup de tecnologia, demonstrando o impacto do programa no mercado de trabalho.
“A missão da Residência é contribuir com a transformação do Maranhão em um hub de conhecimento do setor portuário. A gente faz isso a partir da formação da mão de obra local e oferecendo, à população maranhense, a possibilidade de se integrar ao nosso porto”, destacou Gabriel Mateucci Cassia, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Porto do Itaqui.
Os candidatos devem comprovar residência no Maranhão, ter disponibilidade para dedicação semanal de 30 horas (graduandos) a 40 horas (graduados), além de não possuir vínculo ativo com a EMAP. O início das atividades da nova turma está previsto para janeiro de 2026.
“A Residência do nosso porto nasce com o objetivo de oferecer oportunidades de desenvolvimento para profissionais do estado e, ao mesmo tempo, fortalecer a relação porto-cidade. Com diferentes vivências e áreas de atuação, cada participante traz consigo formas de analisar os desafios e, juntos, encontram as melhores soluções para o setor”, explicou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.
Trilhas de atuação e perfil dos candidatos
O edital contempla duas trilhas de atuação:
-
Inovação Aberta: voltada a graduados(as) em qualquer área do conhecimento entre julho de 2022 e julho de 2025;
-
Dados e Desenvolvimento: destinada a graduados em qualquer área do conhecimento ou estudantes do último ano (com conclusão prevista até dezembro de 2026) em áreas como Ciência da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação e graduações correlatas.
Processo seletivo
A seleção será composta por quatro etapas:
-
Análise da candidatura;
-
Avaliação de mérito e relevância de vídeo ou case escrito;
-
Dinâmica Presencial e Fit Cultural;
-
Entrevista e Prova prática (exclusiva para a trilha de Transformação Digital).
Inscrições e cronograma
As inscrições devem ser feitas entre 18 de agosto e 12 de setembro de 2025, exclusivamente pela plataforma Patronage da FAPEMA (https://patronage.fapema.br). Os resultados parciais e finais serão divulgados no site da Fapema e no Diário Oficial do Estado. O edital completo está disponível em fapema.br/category/editais.
Sobre a Residência Portuária
De 2022 até o momento, a Residência já entregou 33 soluções voltadas à comunicação operacional, automatização de tarefas, relatórios e indicadores de desempenho, movimentação de carga, treinamentos, informação intraporto e ocorrências de segurança. Da operação ao compliance, são criadas soluções que otimizam tarefas, economizam tempo e elevam resultados.
No ano de 2024, o Porto do Itaqui conquistou o 4º lugar no Prêmio Agilidade Brasil, sendo o porto público com o maior número de iniciativas de transformação digital no país. O setor de inovação, por meio do Programa de Residência Portuária, tem atuado de forma constante para aumentar a produtividade em diversas áreas.