Porto do Itaqui em pauta na UFMA

Publicada em: 03.09.2015

Porto do Itaqui em pauta na UFMA

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, falou sobre o porto na III Semana de Engenharia da Universidade Federal do Maranhão

Estudantes de Engenharia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA reunidos para a III Semana de Engenharia, no campus do Bacanga, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a gestão do Porto do Itaqui em 2015 e os desafios de logística e da engenharia portuária. O presidente da EMAP, Ted Lago, e o diretor de Engenharia, Eugenio Mendonça, falaram aos alunos na manhã desta quarta-feira, 2 de setembro.

O porto foi apresentado em seus diferenciais competitivos para os mercados nacional e internacional e também nos desafios que precisa vencer para crescer de acordo com as demandas desses mercados. E isso sem perder de vista o compromisso com a responsabilidade socioambiental.

Foi destacada a importância do porto, por exemplo, no abastecimento de combustível para quase 27 milhões de pessoas no Maranhão e em mais sete estados do país, além das oportunidades que o estado tem com o escoamento de soja e milho pelo Itaqui.

Em harmonia com o tema do evento, "O engenheiro do futuro e as perspectivas do mercado de trabalho", Ted Lago falou sobre sua participação, ao final da palestra. "Venho com grande entusiasmo falar aos estudantes de engenharia sobre o Porto do Itaqui e o projeto que o Governo do Estado tem para transformá-lo em um polo de atração de investimentos e geração de riquezas para o Maranhão. Os alunos de hoje serão os profissionais responsáveis pelas obras que ajudarão o Maranhão a ser um estado mais desenvolvido e próspero".

Os estudantes mostraram-se interessados em conhecer de perto a realidade do primeiro porto público em profundidade do Brasil e o primeiro em volume de carga da região Nordeste. Ao final da palestra, uma comissão de alunos solicitou participação no Programa de Visitas do Porto do Itaqui, que funciona mediante inscrições pelo site: www.emap.ma.gov.br.