Porto do Itaqui ganha mais um título nacional, apó...

Publicada em: 26.11.2023

Porto do Itaqui ganha mais um título nacional, após prêmios da Antaq

Programa de residência portuária em inovação do Porto do Itaqui é reconhecido nacionalmente

 

Um dia após ter conquistado o primeiro lugar no Prêmio Antaq 2023 como melhor Porto público brasileiro no “Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA)”; e também na categoria “Iniciativas Inovadoras”, o Porto do Itaqui se torna campeão em mais uma disputa nacional: primeiro lugar em Inovação, com o Programa Residência Portuária, no 1* Congresso Nacional Integraportos, em Santos(SP), que aconteceu na sexta (24).


O Programa Farol – Residência Portuária, foi o grande vencedor do Prêmio de Valorização de Práticas de Gestão de Pessoas nos Portos, na categoria Formação e Desenvolvimento Profissional.Criado para incentivar a pesquisa e a inovação no setor portuário, ele seleciona jovens recém-formados, com até três anos de formação no ensino superior, para participarem de projetos de pesquisa em áreas relacionadas ao setor portuário. Os projetos são implementados por equipes multidisciplinares, que atuam junto aos bolsistas no desenvolvimento de um processo de construção coletiva do conhecimento.O programa já beneficiou jovens maranhenses, que tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades e competências relacionadas à pesquisa e à inovação.

“Estamos orgulhosos em contribuir para a valorização de práticas de gestão de pessoas nos portos. Essa premiação é muito importante porque é, de fato, o que o programa faz, que é abrir portas aos jovens maranhenses e acreditar no potencial de cada um deles. Agradecemos a toda equipe de gestão de pessoas e ao presidente Gilberto, que vem dando total apoio necessário para que ele possa existir”, finalizou Gabriel Cassia, gerente de Pesquisa e Inovação da Porto do Itaqui.


Mais um prêmio para a gestão de meio ambiente 


O reconhecimento recebido no prêmio Antaq, com a gestão ambiental do Porto vencendo no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), está sendo considerado um marco. Afinal, desde 2012, quando foi instituído, apenas três portos se revezavam em primeiro lugar em relação ao IDA: Itajaí(SC), São Sebastião (SP) e Paranaguá (PR). O Porto do Itaqui é o primeiro do Nordeste a conquistar o prêmio, entrando para um seleto grupo de vencedores, graças ao seu completo compromisso com a sustentabilidade.