Porto do Itaqui impulsiona desenvolvimento socioec...

Publicada em: 05.01.2024

Porto do Itaqui impulsiona desenvolvimento socioeconômico e sustentável no Maranhão em 2023

Ao longo do ano de 2023, o Porto do Itaqui não apenas atingiu recordes de movimentação, mas também se destacou por iniciativas que fortaleceram os laços entre o porto, a cidade e a economia local, especialmente na região Itaqui-Bacanga, onde está situado. Em colaboração com instituições de ensino, empresas e organizações civis, o porto tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento econômico, social e ambiental da área.

 

Educação como Pilar do Desenvolvimento

 

Seguindo orientação do governador Carlos Brandão, o foco principal em 2023 foi a educação. Renovando o convênio por mais 5 anos, com o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), o Porto do Itaqui concedeu estágios supervisionados obrigatórios aos alunos dos cursos técnicos, consolidando uma parceria essencial para estudantes do Maranhão. Além disso, o Protocolo de Intenções com o IEMA sinaliza um compromisso mútuo para aprofundar projetos conjuntos e oferecer cursos voltados para o mercado portuário.

 

O "Programa de Vivência Profissional Pra Saber +", é outro destaque, proporcionando aos alunos do IEMA Itaqui Bacanga uma imersão de 20 horas na rotina do Porto do Itaqui, incluindo interações com profissionais e participação em palestras. O Termo de Cooperação com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) também foi outra parceria importante que resultou em visitas ao Porto do Itaqui dentro do Programa de Visitas, enriquecendo a experiência educacional dos alunos.

 

Projeto Manguará: Inclusão e Desenvolvimento Sustentável

 

O Projeto Manguará, fruto da colaboração entre o Governo do Estado do Maranhão e o Instituto Baixada, desempenhou um papel importante na promoção da inclusão social e econômica na Baixada Maranhense. A Incubadora de Negócios, programa de fortalecimento de capacidades e o Terminal Cultural foram pilares do projeto, impactando positivamente empreendedores, estudantes e comunidades locais.

Ações como: sessões de cinema semanais para públicos infantil e adulto; cursos de Turismo Comunitário; Gestão de Negócios; Comunicação Comunitária, Mídias e Tecnologia, demonstram o compromisso do Projeto Manguará com o desenvolvimento sustentável da região.

 

Apoio ao Empreendedorismo e Sustentabilidade

 

O Porto do Itaqui também se destaca no apoio ao empreendedorismo local, executando o programa "Maranhão Mais Empreendedor" em parceria com o SEBRAE, beneficiando 1.500 pequenos negócios formais em comunidades próximas. O objetivo é aprimorar a gestão empresarial, proporcionando soluções inovadoras e aumentando a competitividade, especialmente para os negócios afetados pela pandemia.

No âmbito da sustentabilidade, o Itaqui tem colaborado com empresas e organizações civis em projetos como o "Projeto Sementes", visando reduzir a destinação inadequada de resíduos sólidos na área Itaqui-Bacanga. Educação ambiental, oficinas, visitas técnicas e rodas de conversa fazem parte desse projeto, que envolve nove instituições da região.

 

Compromisso Social e Voluntariado

 

Como membro ativo do Comitê de Responsabilidade Social da Área Itaqui Bacanga (CRSIB), o Porto do Itaqui participa de diversas ações, incluindo o Projeto Ecoporto, Natal Solidário e Caminhão Conhecendo os ODS. Além disso, o programa de voluntariado, que conta com 63 colaboradores, tem realizado ações significativas para as comunidades, durante datas festivas, como a Páscoa Solidária, Dia das Crianças e Natal Solidário.

O presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, ressalta que essas iniciativas estão tendo um impacto positivo na região, gerando oportunidades de emprego, renda e educação. “O compromisso contínuo com o desenvolvimento socioeconômico e sustentável de nosso estado, reflete a visão progressista do Porto do Itaqui em seu papel importante na comunidade e na economia local”, finalizou o presidente.