Porto do Itaqui inicia consulta pública para gestão de dutos e manifold
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) anunciou a abertura da Consulta Pública nº 002/2025, com o objetivo de colher contribuições da sociedade para o aprimoramento da modelagem jurídica e técnica da gestão, operação e manutenção de uma nova infraestrutura no Porto do Itaqui: a “linha tronco de dutos” e o “manifold”. O prazo final para a consulta é até o dia 15 de agosto. Durante esse período, interessados poderão enviar sugestões e subsídios que contribuam para o desenvolvimento do projeto.
“Queremos ouvir ideias, sugestões e contribuições que possam ajudar a melhorar os documentos técnicos e jurídicos sobre o modelo que a EMAP está propondo voltado à gestão, operação e manutenção da linha tronco de dutos e do manifold, que vão fazer parte da infraestrutura comum do Porto do Itaqui”, detalhou a gerente de contratos e arrendamentos do porto, Ellen Brissac.
Transparência e participação
Os documentos técnicos e jurídicos que embasam a proposta estão disponíveis no site oficial do porto (https://website.portodoitaqui.com/transparencia/consultas), na seção Transparência > Consultas e PMI.
As contribuições devem ser enviadas exclusivamente via e-mail para o endereço consulta.manifold@emap.ma.gov.br, com a devida identificação do remetente. É possível anexar documentos complementares, como mapas, plantas e fotografias, desde que o tamanho total do e-mail não ultrapasse 20 MB. Para mais informações, entre em contato pelos números (98) 3216-6039 e (98) 3216-6009.
Ao final do prazo, todas as contribuições recebidas serão disponibilizadas publicamente no site do Porto do Itaqui, promovendo ainda mais transparência ao processo.
Modernização da infraestrutura
A proposta de implantação da linha tronco de dutos e do manifold faz parte dos esforços da EMAP para modernizar a infraestrutura comum do Porto do Itaqui. A nova estrutura pretende otimizar o escoamento de granéis líquidos e sólidos, além de ampliar a capacidade operacional do porto.