Porto do Itaqui na 2ª edição do Inovaportos

Publicada em: 23.08.2022

Porto do Itaqui na 2ª edição do Inovaportos

O Porto do Itaqui participou, nesta semana, em Santos, da segunda edição do Inova Portos, evento realizado pela Santos Port Authority (SPA), que administra o Porto de Santos, com o objetivo debater a cultura da inovação e apresentar soluções tecnológicas para o setor portuário. O diretor de Administração e Finanças da EMAP, Artur Thiago Costa, apresentou resultados de gestão e movimentação, com ênfase nas ações do Programa de Inovação do porto público do Maranhão, na tarde desta segunda-feira, 22. A primeira edição do Inova Portos foi realizada em abril deste ano, no Porto do Itaqui, capital maranhense.

Em sua apresentação, o diretor da EMAP chamou a atenção para o alcance da visão da empresa de ser, até 2022, referência em gestão portuária, o que abrange resultados em movimentação de cargas, sustentabilidade e inovação.

“O Porto do Itaqui vem se consolidando como um hub de economia e de logística e com o Programa Porto do Futuro também desponta como um hub de conhecimento e tecnologia portuária. Convidamos e provocamos as academias, as universidades públicas e privadas, empresas do complexo portuário e startups para que possam participar conosco desse crescimento”, afirmou Artur Thiago Costa.

O encontro teve transmissão ao vivo pelo YouTube e contou com a presença de representantes dos setores portuário, da administração pública e das principais startups no Brasil para debater os grandes temas dessa área. Cultura de inovação, inovação nos portos, ecossistema e novas tecnologias e impactos da inovação nas empresas em talks, painéis, pitches e cases.

O Inovaportos é o primeiro evento brasileiro de inovação voltado para o setor portuário, numa iniciativa pioneira do Porto do Itaqui e Porto de Santos com apoio da ABEPH – Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias e Ministério da Infraestrutura.

O Porto do Futuro é um programa de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação voltado para projetos que contemplem a área portuária a partir dos eixos de operações, meio ambiente, relação porto cidade, desenvolvimento socioeconômico sustentável, desenvolvimento tecnológico e gestão pública. Estão sendo concedidas bolsas de pesquisa a estudantes e programas de pós-graduação maranhenses, auxílios a projetos de pesquisa, programa de intercâmbio portuário e reconhecimento de artigos e trabalhos de jornalismo científico.

As pesquisas devem ter como tema um dos seis eixos temáticos do escopo do programa, todos alinhados ao setor portuário: operações, meio ambiente, relação porto cidade, desenvolvimento socioeconômico sustentável, desenvolvimento tecnológico e gestão pública.