Porto do Itaqui recebe comitiva do sul do Maranhão

Publicada em: 28.03.2022

Porto do Itaqui recebe comitiva do sul do Maranhão

Nesta segunda, 28, o Porto do Itaqui recebeu a visita de um grupo de 23 empresários e produtores rurais do sul do Maranhão, numa iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Balsas com o objetivo de fortalecer as parcerias entre o agronegócio regional e o porto. O presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, recepcionou o grupo ao lado dos diretores de Operações, Jailson Luz, e de Relacionamento Institucionais, José Reinaldo Tavares.

Em reunião no auditório da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, foram apresentamos os resultados e investimentos da empresa, além de dados sobre a movimentação e mercado de fertilizantes, em função do aumento da demanda e da questão geopolítica decorrente do conflito entre Rússia e Ucrânia.

“Para nós é de grande importância esse encontro, por aproximar o Porto do Itaqui de sua área de influência, principalmente a região sul do Maranhão, uma das maiores originadoras de carga para o nosso porto, se considerarmos não somente os grãos, mas também a celulose. Faz parte do nosso papel tornar o Porto do Itaqui cada vez mais próximo da região produtiva e apresentar oportunidades de investimento para geração de negócios e desenvolvimento para o Maranhão”, afirmou Ted Lago.

Segundo o produtor de soja Daniel Angelo Grolli, da Sementes Cajueiro, nesse momento de incerteza global é importante que o agricultor saia de dentro da porteira da fazenda e vá visitar o porto e conversar com os agentes de fora que vão nos trazer os fertilizantes e levar a soja. “Vir ao porto e saber como tudo funciona, ver que o Itaqui tem infraestrutura necessária para continuar nos abastecendo, mesmo com essa crise lá fora, nos dá mais tranquilidade e segurança”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Balsas, Adriano Tito Figueiredo, foi quem organizou a visita. “Esta é a segunda comitiva do sul do estado que trazemos ao Porto do Itaqui para que conheçam a operação portuária e se apropriem de sua dinâmica, pela importância estratégica que ela tem para o agronegócio do Maranhão. A gente sai daqui com a certeza de que novas oportunidades de negócios e busca por soluções aos desafios desse momento estão sendo encaminhadas”, afirmou.

O Porto do Itaqui movimentou em 2021 mais de 31 milhões de toneladas de cargas e cresceu 23% em relação ao ano anterior. O volume de soja exportada bateu a marca de 10 milhões de toneladas e o volume de fertilizantes fechou em 3,3 milhões de toneladas. As cargas de granéis líquidos tiveram um aumento de 56%; os granéis sólidos cresceram 12% e a carga geral ficou 8% acima do volume registrado em 2020.

Tudo isso somado e mais uma gestão focada em resultados e melhoria contínua fazem do Itaqui o porto que mais cresce no país entre os dez maiores, líder do Arco Norte brasileiro no escoamento de grãos e na distribuição de combustíveis.