Porto do Itaqui supera movimentação anual de 2021

Publicada em: 04.12.2022

Porto do Itaqui supera movimentação anual de 2021

Navio que desatracou nesta quinta-feira, carregado de milho, marcou a virada da marca histórica do ano passado, totalizando 31,1 milhões de toneladas de cargas movimentadas

O mês de dezembro começou com números de superação para o Porto do Itaqui. Nesta quinta-feira, 1, com a desatracação do navio Ji Xian Feng do berço 100, carregado com 67 mil toneladas de milho, o porto público do Maranhão superou o volume movimentado em todo o ano de 2021 (31.064 milhões de toneladas). De janeiro até este primeiro dia de dezembro o Itaqui movimentou 31,1 milhões de toneladas de cargas e volta a fazer história.

Os grãos foram a principal carga a puxar esses resultados, com quase 17 milhões de toneladas (soja, milho e farelo), o que corresponde a um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Desse volume, a soja responde por 11,2 milhões de toneladas e o milho chega a 5,6 milhões de toneladas. Destaque para o crescimento da carga de milho, que está 89% acima do volume de janeiro a dezembro de 2021, quando foram registradas 2,9 milhões de toneladas.

“Esse resultado vem coroar o trabalho feito por nossa equipe e por todos os envolvidos nas cadeias produtivas que movimentam as operações realizadas pelo Itaqui. Além disso, confirma a importância dos investimentos que temos feito visando a expansão de infraestrutura para atender às crescentes demandas do mercado, principalmente do Arco Norte do Brasil”, afirma o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.

Os investimentos devem seguir na pauta da gestão do Porto do Itaqui, considerando a expectativa para a safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas. De acordo com estimativa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a produção brasileira deve atingir a marca de 288,1 milhões de toneladas em 2023, o que representa um aumento de 9,6% em relação a 2022 (25,3 milhões a mais).

No Maranhão, o plantio da soja neste ano deve ocupar cerca de 1,2 milhão de hectares, 5% mais do que a área plantada no ano passado. E a expectativa dos produtores é de que a produção de grãos no estado – soja e milho – em 2023 ultrapasse a marca de 7,1 milhões de toneladas.

Com base no volume registrado até agora e no mapa de atracação para este último mês do ano, a área de Planejamento da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, gestora do Porto do Itaqui, prevê fechar 2022 com movimentação acima dos 32 milhões de toneladas de cargas.