Posto de Saúde do Cujupe realiza ação do Outubro R...

Publicada em: 01.11.2023

Posto de Saúde do Cujupe realiza ação do Outubro Rosa

Com o objetivo de alertar o público ao diagnóstico precoce do câncer de mama, nesta segunda-feira (30), foi realizada uma ação educativa no Posto de Saúde do Cujupe, unidade de saúde pública fruto de parceria entre a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

O público presente pôde assistir a uma palestra com o mastologista Fernando Henrique Correa, realizar testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, além de tirar dúvidas com profissionais de saúde sobre diagnóstico e tratamento de condições da saúde feminina.

Para o presidente da EMAP, Gilberto Lins, a conscientização é essencial para salvar vidas. “A saúde e o bem-estar da nossa comunidade é uma preocupação constante. O câncer de mama é uma doença que afeta muitas mulheres e nós acreditamos que a educação e a informação são as melhores armas contra esse mal. Por isso, promovemos essa ação para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.", explicou.

Segundo Rosiane Rodrigues Costa, supervisora de enfermagem da unidade, o evento coroa o trabalho realizado durante todo o mês de outubro. “Neste mês dedicado à saúde feminina buscamos fortalecer o acesso a informação de qualidade, à importância da mamografia para rastreio e diagnóstico precoce, garantindo maiores chances de cura durante o tratamento. É um compromisso assumido por toda a nossa equipe”, disse.

A senhora Asenira Cunha Barroso, de 47 anos, aproveitou o tempo de espera até o embarque para assistir à palestra. “Achei muito boa a ação. Informação nunca é demais, principalmente sobre saúde. Enquanto aguardava o horário do Ferry-boat aproveitei para assistir a palestra e saber mais sobre essa doença. A equipe está de parabéns!”, comentou.

Apesar de voltada ao público feminino, os homens marcaram presença e também puderam tirar suas dúvidas. Osbek dos Santos Lopes, morador da cidade de Bequimão elogiou a iniciativa. “Com essa palestra aprendi que, apesar de ser na maioria das vezes em mulheres, também há casos de homens com câncer de mama. Essa informação é importante pois já tive casos na família e fica o alerta”, agradeceu.

Serviço

O Posto está localizado no Terminal do Cujupe, principal via de acesso à baixada maranhense, no município de Alcântara. Funciona de segunda à sexta-feira para exames e consultas com clínico geral e especialidades. E, em plantão 24 horas com uma ambulância de domingo a domingo durante 24 horas uma ambulância do tipo USA (Unidade de Serviço Avançado) fica de plantão.

O agendamento de serviços é realizado somente por ligações via WhatsApp, pelos números (98) 984068212 e (98) 984126178. A documentação necessária inclui RG, número do cartão do SUS, comprovante de residência e número de telefone WhatsApp.