Presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa, pa...

Publicada em: 17.10.2025

Presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa, participa do Summit ANTAQ 2025 em Brasília

À frente do maior porto público do Arco Norte, a presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa, cumpre uma intensa agenda de reuniões institucionais em Brasília ao longo desta semana. Em pauta, estão assuntos voltados ao fortalecimento das relações com órgãos do setor portuário e à participação no Summit ANTAQ 2025, um dos principais eventos nacionais da área.

Entre os compromissos oficiais, a presidente reuniu-se com autoridades do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), incluindo o ministro Silvio Costa Filho, o secretário nacional de portos, Alex S. de Ávila, e o diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias (DNOP), Bruno Neri da Silva. As pautas trataram de iniciativas conjuntas voltadas à regulação, investimentos e desenvolvimento de infraestrutura portuária, reforçando a importância do Porto do Itaqui na matriz logística brasileira e no escoamento da produção nacional.

Na tarde desta quinta-feira (16), a presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa participou do Summit ANTAQ 2025, realizado na Arena BRB (Estádio Mané Garrincha), em Brasília. Promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o evento reúne autoridades governamentais, especialistas e representantes das principais empresas e instituições do setor marítimo-portuário.

“O evento foi uma oportunidade para dialogar com o setor e com a sociedade, mostrar a atuação da ANTAQ e a forma como promovemos e fortalecemos o setor aquaviário, que é fundamental para as regiões Norte e Nordeste. Ele contribui para a integração regional, além de impulsionar o desenvolvimento e a competitividade dos produtos”, enfatizou o diretor-geral da ANTAQ, Frederico Dias.

Durante o encontro, foram debatidos temas estratégicos para o futuro do setor, como o fortalecimento da infraestrutura portuária e da navegação, o desenvolvimento regional e a integração logística, além de questões regulatórias e de políticas públicas voltadas às concessões e aos arranjos institucionais que garantem maior competitividade e sustentabilidade aos portos brasileiros. Também entraram em pauta os desafios estruturais do segmento, incluindo a integração com hidrovias e a adoção de práticas cada vez mais inovadoras e sustentáveis.

“É uma grande honra para o Porto do Itaqui participar do Summit ANTAQ 2025, especialmente em um momento tão decisivo para os portos brasileiros. Ao debater temas como concessões, infraestrutura, regulação e logística, estaremos não apenas acompanhando as tendências nacionais, mas contribuindo para que as regras do jogo favoreçam o desenvolvimento sustentável, a inovação e a competitividade. A presença do Itaqui reforça nosso compromisso com a excelência, com a transparência e com o crescimento responsável, fatores que nos permitem continuar servindo com orgulho ao Maranhão e ao Brasil”, destacou Oquerlina Costa.

Ainda durante o Summit ANTAQ 2025, o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, ressaltou a importância do Porto do Itaqui para o desenvolvimento do setor portuário brasileiro. “O Porto do Itaqui tem uma representatividade muito grande e vem crescendo em vários segmentos de carga. É, hoje, uma das principais ferramentas em atividade no Arco Norte e Nordeste do país, com grande potencial de expansão. A participação da EMAP neste evento é essencial para acompanhar as discussões e levar ao Maranhão o que há de mais atual no setor portuário”, pontuou.

O conselheiro da EMAP, Fabrizio Pierdomenico, também falou sobre o papel estratégico do Porto do Itaqui no escoamento do Matopiba, uma das principais fronteiras agrícolas do país. “É pelo Porto do Itaqui que passam os fertilizantes que abastecem as regiões produtoras e os combustíveis distribuídos para o Norte e parte do Centro-Oeste. O Itaqui tem crescido de forma eficiente e ocupa hoje uma posição estratégica não apenas para o Maranhão, mas para o Brasil”, afirmou.

Reconhecido nacionalmente por sua eficiência operacional, sustentabilidade e inovação, o Porto do Itaqui segue consolidando sua posição de destaque entre os portos públicos do país, atuando como vetor de desenvolvimento nacional.