Programa Jovem Tech chega à fase final de seleção...

Publicada em: 05.12.2023

Programa Jovem Tech chega à fase final de seleção dos candidatos

Nesta segunda-feira, 04, foi realizada a última etapa do processo seletivo do Jovem Tech, parceria do Governo do Maranhão, por meio do Porto do Itaqui e Fapema, e do Grupo Mateus para formação de programadores maranhenses. Quase 3 mil jovens recém-formados no Ensino Médio em escolas públicas do Estado ou instituições vinculadas a entidades sem fins lucrativos se inscreveram para a capacitação. Destes, 131 candidatos foram selecionados para a fase de seleção presencial no espaço Black Swan. 

O processo seletivo dos jovens que receberão capacitação pelos próximos seis meses para inserção no mercado de tecnologia aconteceu em clima descontraído e com metodologias inovadoras. Divididos em grupos, o candidatos tiveram que resolver desafios em quatro estações de trabalho: duas desenvolvidas pelo Porto do Itaqui e duas, pelo grupo Mateus.

"Desde o início desta parceria inédita do Porto do Itaqui com o maior grupo de varejo do Norte e Nordeste, estamos combinando nossas melhores ferramentas de gestão pública e privada para um objetivo comum de formar mão-de-obra local especializada. Nessa seleção mais uma vez estamos mostrando como um seletivo público pode ser inovador, utilizando dinâmicas da realidade dos dois grupos", disse o Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Porto do Itaqui, Gabriel Cassia.

Para a candidata Nargylla Cloviel, o seletivo surpreendeu positivamente. "Não foi nada do eu esperava. Eu esperava um clima tenso, mas está sendo bastante acolhedor. Está sendo bem interessante essa dinâmica e a minha expectativa está lá no alto", disse.

Ao fim do seletivo, serão contabilizados os pontos de todos os participantes. Os 60 primeiros colocados farão parte da primeira turma e receberão bolsas mensais de R$ 1.500,00 reais. A partir do programa Jovem Tech, o Maranhão contará com 240 novos programadores em dois anos.