Secretário Nacional de Portos visita EMAP e discut...

Publicada em: 12.04.2024

Secretário Nacional de Portos visita EMAP e discute melhorias para serviços aquaviários no MA

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) recebeu, na última quarta-feira (10), a visita do Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro de Ávila. Ele teve a oportunidade de conhecer os terminais operados pela empresa e ouvir as demandas locais para que os serviços aquaviários sejam aprimorados.O presidente da EMAP, Gilberto Lins, destacou o funcionamento dos terminais da Ponta da Espera e Cujupe.

Lins enfatizou o compromisso da empresa em oferecer serviços de qualidade à população local, merecedora de um atendimento eficiente, lembrando que a operação da travessia é uma concessão sob responsabilidade das operadoras Henvil, Internacional Marítima e Serviporto. "Estamos demonstrando a eficiência na gestão dos terminais da Ponta da Espera e Cujupe. Nosso objetivo é melhorar continuamente os serviços, especialmente diante da renovação do convênio de delegação para o governo do Maranhão", afirmou o presidente.O secretário Alex Ávila também reforçou o compromisso do Ministério dos Portos em fortalecer e ampliar os serviços, mencionando a necessidade de a EMAP assumir a gestão da travessia dos ferryboats, por meio da regulamentação do convênio de delegação, cuja assinatura está prevista em breve pelo Ministério.

“À medida que avançarmos, veremos o reflexo desses esforços se transformarem em melhorias significativas nos terminais, proporcionando resultados ainda mais satisfatórios.”, pontuou Ávila.O secretário ainda fez uma inspeção detalhada nas instalações da área primária do Porto do Itaqui, além de ser apresentado ao projeto de expansão do Tegram, que abrange a ampliação do Terminal de Grãos do Maranhão.

Também foi discutida a construção do novo terminal de fertilizantes e a implantação do VTMIS que é o sistema de auxílio eletrônico à navegação, com capacidade para prover a monitoração ativa do tráfego aquaviário. O objetivo do sistema é ampliar a segurança da vida humana no mar, a segurança da navegação e a proteção ao meio ambiente nas áreas em que haja intensa movimentação de embarcações ou risco de acidente de grandes proporções.