Sextou na feirinha do Porto do Itaqui

Publicada em: 18.10.2021

Sextou na feirinha do Porto do Itaqui

A Semana do Consumo Consciente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária foi encerrada na sexta-feira, 15, com a I Feirinha Agroecológica do Porto do Itaqui. A ação foi organizada pelas Gerências de Meio Ambiente (GEAMB) e Relações com a Comunidade e Responsabilidade Social (GERSS), em parceria com o IMAPA – Instituto Maranhense de Pesquisa e Proteção Agroecológica Social e Tecnológica do Maranhão, COOPVILA – Cooperativa de Trabalho, Coleta e Recuperação de Resíduos da Vila Maranhão e Itaqui das Comidinhas, grupo de mulheres empreendedoras da área Itaqui Bacanga. 

Instalada no estacionamento da sede da EMAP, a Feirinha comercializou alimentos agroecológicos produzidos de maneira orgânica por pequenos agricultores familiares de áreas vizinhas ao Porto do Itaqui, móveis e artefatos de madeira reciclada, vassouras ecológicas, peças artesanais, doces, bolos e guloseimas. Destaque para o composto orgânico “Fortalecendo o Solo”, produzido com resíduos de roçagem doados pela EMAP e Tegram para o projeto Canteiro Verde, implementado pelo IMAPA.  

O sucesso da iniciativa deixou um “gostinho de quero mais” em todos os participantes – funcionários da EMAP e da comunidade portuária, que expressaram o desejo de ver novas edições da feira acontecendo no Porto do Itaqui. 

O dia foi também de atividades socioambientais no Terminal de Cujupe, onde foi realizada a oficina de produção artesanal com materiais reciclados. A iniciativa envolveu moradores da região e vendedores do Projeto Manguará, idealizado e mantido pela EMAP.