Terminais de líquidos do Itaqui serão ampliados co...

Publicada em: 13.01.2023

Terminais de líquidos do Itaqui serão ampliados com investimento da Santos Brasil

Nesta quinta-feira (12), no Palácio dos Leões, o diretor de Operações do Porto do Itaqui, Jailson Luz, participou de uma reunião com o governador Carlos Brandão, parte da sua equipe de Governo e representantes da Santos Brasil para tratar da expansão do terminal de granéis líquidos da empresa no porto público maranhense. 

No fim de 2022, após autorização da ANP para operar um dos três terminais arrematados em leilão em abril de 2021, a Santos Brasil iniciou os investimentos para ampliação das duas áreas brownfield (TGL 1 e TGL 3) no Porto do Itaqui. Para o primeiro trimestre de 2023 também está previsto o início da construção de um novo terminal (TGL 2). 

“Com os investimentos de R$ 600 milhões, a capacidade da Santos Brasil no Itaqui deve chegar a 2,9 bilhões de litros/ano e, utilizando toda nossa infraestrutura e superestrutura de ferrovias, o combustível chegará no mercado do Maranhão e do corredor Centro Norte, impulsionando ainda mais o agronegócio”, explica Jailson Luz.  

Este investimento deve garantir ao Maranhão, até 2025, a criação de aproximadamente 1.500 empregos diretos e indiretos durante a expansão, além da quadruplicação da capacidade dos terminais. 

“Atrair grandes investimentos para o nosso estado abre também um leque de oportunidades para as micro e pequenas empresas; além de gerar uma cadeia de novos postos de trabalho, emprego e renda, e formação de mão de obra qualificada para os maranhenses que desejam ser absorvidos pelo mercado. Todo o estado se desenvolve e cresce, com essas novidades animadoras para a nossa economia”, avaliou o governador. 

O secretário de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), Cassiano Pereira Júnior, ressaltou que o apoio à Santos Brasil faz parte da diretriz da gestão de trazer cada vez mais novos investimentos e empresas que apostem no Maranhão, com mais segurança jurídica para negócios, desenvolvimento e geração de renda. 

“Estivemos reunidos com a equipe da Santos, uma empresa de tancagem de combustíveis que vai receber empresas que querem fazer a distribuição dos nossos combustíveis. Eles adquiriram 3 dos 4 lotes da poligonal do Porto do Itaqui, trata-se de um novo investimento de R$ 600 milhões de reais até 2025. Serão gerados 1.500 empregos diretos e indiretos nesse período. Teremos uma grande movimentação e grandes oportunidades de expandir e desenvolver, cada vez mais, o nosso estado”, afirmou Cassiano. 

O diretor da área de Granéis Líquidos da Empresa Santos Brasil, Carlos Alberto Quintero Massuh, destacou que as boas condições de infraestrutura do Porto do Itaqui têm sido um dos pontos que instigaram a empresa a realizar a expansão do terminal. 

“Nós viemos apresentar o projeto de expansão dos terminais que a gente assumiu há um ano. A gente está, praticamente, quadruplicando a capacidade. É um terminal que vai movimentar 2,9 bilhões de litros de combustíveis por ano. É um passo importante que a Santos Brasil está dando ao vir para o estado do Maranhão, aproveitando toda a boa condição de infraestrutura que o porto oferece”, disse Massuh.