Programa Farol Residência Portuária

O programa de Residência Portuária em Inovação do Porto do Itaqui é pioneiro no Brasil e integra a linha de ação “Mais Inovação” do Governo do Maranhão. Em execução desde 2022, a cada edição, a iniciativa seleciona 10 bolsistas recém-graduados em qualquer área do conhecimento e graduandos de tecnologia para atuação no setor de inovação do Porto do Itaqui.

Com foco em soluções voltadas aos desafios dos campos portuário, marítimo e logístico, a Residência chega à sua terceira turma em 2026. Cada selecionado receberá uma bolsa mensal de R$ 5.500,00 (graduados) e R$ 3.000,00 (graduandos), com duração inicial de um ano e possibilidade de renovação por igual período.

Gerente de Inovação realizando reunião com os residentes da inovação

Nas duas primeiras edições da Residência, 20 jovens foram formados em inovação portuária e tiveram suas carreiras impulsionadas: 5 foram contratados por empresas do complexo portuário, 1 criou uma startup de descarbonização e 3 seguiram na pesquisa. Na edição atual, 4 já estão contratados em empresas de inovação no Maranhão e 1 criou uma startup de tecnologia, demonstrando o impacto do programa no mercado de trabalho.

Os candidatos devem comprovar residência no Maranhão, ter disponibilidade para dedicação semanal de 30 horas (graduandos) a 40 horas (graduados), além de não possuir vínculo ativo com a EMAP. O início das atividades da nova turma está previsto para janeiro de 2026. O edital completo você confere em: https://www.fapema.br/edital-fapema-n-13-2025/

Trilhas de Atuação e perfil dos candidatos

O edital contempla duas trilhas de atuação:

  • • Inovação Aberta:voltada a graduados(as) em qualquer área do conhecimento entre julho de 2022 e julho de 2025;
  • • Transformação Digital: destinada a graduados em qualquer área do conhecimento ou estudantes do último ano (com conclusão prevista até dezembro de 2026) em áreas como Ciência da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação e graduações correlatas.

Sobre a Residência Portuária

Logo no início do programa, os residentes passam por uma imersão ao universo portuário. Eles conhecem as empresas que compõem o Complexo do Itaqui, como Ultracargo, VALE, Copi, Tegram e a Emap, onde o programa é executado. Em seguida, os profissionais iniciam o processo de desenvolvimento em inovação com consultoria especializada de habilidades técnicas e comportamentais, que seguem durante todo o programa.

Reunião ministrada pelos residentes de inovação

A partir da capacitação recebida, os residentes ministram workshops para os demais colaboradores do porto sobre as metodologias ágeis aprendidas, ex.: Design Thinking, Kanban, Scrum e Feedback Canvas. Paralelo aos treinamentos, o grupo é organizado em times para resolver desafios do porto, além de fazer o acompanhamento das pesquisas financiadas pelo Itaqui. Atualmente, os participantes estão divididos nos seguintes times: Transformação Digital; Cultura, Educação e Comunicação; Planejamento e Qualidade; e Pesquisa e Inovação Aberta.

Residentes da inovação ministrando workshop para colaboradores da emap

Do início do programa até o momento, a Residência já entregou 33 soluções voltadas à comunicação operacional, automatização de tarefas, relatórios e indicadores de desempenho, movimentação de carga, treinamentos, informação intraporto e ocorrências de segurança. Entre as entregas mais relevantes, destaca-se a inteligência artificial do Porto do Itaqui, a MarIÁ. Integrada a diversos sistemas, ela atua desde uma página interativa, que se comunica com o público de forma acessível, envolvente e rica em conteúdo (https://mar-ia.portodoitaqui.com/), até plataformas estratégicas que apoiam a operação portuária.

A MarIÁ disponibiliza ainda dados, curiosidades sobre as operações, inovações e pesquisas implementadas no porto, além de evidenciar os impactos positivos da atividade portuária. Ela está conectada a sistemas críticos, definindo rotas, movimentações e prestando suporte a decisões que otimizam a eficiência da rotina portuária.

Funcionários da EMAP realizando reunião

Reconhecimento

No ano de 2024, o Porto do Itaqui conquistou o 4º lugar no Prêmio Agilidade Brasil, sendo o porto público com o maior número de iniciativas de transformação digital no país. O setor de inovação, por meio do Programa de Residência Portuária, tem atuado de forma constante para aumentar a produtividade em diversas áreas. Da operação ao compliance, são criadas soluções que otimizam tarefas, economizam tempo e elevam resultados. Ao todo, a Inovação já soma 11 premiações recebidas.

Equipe de Inovação do Porto do Itaqui recebendo prêmio de 4º lugar no Prêmio Agilidade Brasil