Além da logística: Porto do Itaqui oferece oportun...

Publicada em: 25.08.2025

Além da logística: Porto do Itaqui oferece oportunidades à população maranhense por meio de projetos sociais

O Porto do Itaqui, administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), tem se destacado não apenas como um importante polo logístico e econômico do Maranhão e do corredor Arco Norte do Brasil, mas também como um agente transformador na vida das comunidades do entorno do Complexo Portuário.   

Com uma atuação social diversificada, o porto desenvolve iniciativas que promovem inclusão, geração de renda, empoderamento feminino e sustentabilidade. Entre os projetos de maior impacto estão o Manguará, o Itaqui das Comidinhas e o Programa Sementes.  

"Nós entendemos que o papel do porto como agente de desenvolvimento também envolve a promoção da cidadania, da inclusão social e da valorização das pessoas que vivem em seu entorno. Por isso, investimos em projetos que geram impacto direto na vida das comunidades da região Itaqui-Bacanga", explicou a gerente de responsabilidade social do Porto do Itaqui, Marina Moura.   

Desenvolvimento econômico no Terminal Cujupe  

O Projeto Manguará foi criado em 2016 com o objetivo de disponibilizar os meios necessários para garantir e incrementar a renda das famílias do grupo de vendedores que atuam no Terminal Cujupe. Por meio de capacitação e inclusão na estrutura do terminal, dezenas de empreendedores que integram a Associação dos Vendedores do Terminal do Cujupe (AVTEC) saíram da informalidade e passaram a ser arrendatários dos boxes instalados.  


Desde então, o Porto do Itaqui, por meio da Gerência de Responsabilidade Social (GERRS), presta apoio aos vendedores a partir de capacitação sobre boas práticas de manipulação de alimentos para garantir mais qualidade e segurança aos produtos. Ao todo, 38 vendedores recebem treinamento.  

“Essa capacitação é muito importante para o nosso negócio. Nós precisamos oferecer o melhor para que o cliente saia satisfeito”, explicou o comerciante do Terminal Cujupe, Luiz Gonzaga Souza.   


Empreendedorismo feminino  

Voltado para mulheres da região Itaqui-Bacanga, o projeto Itaqui das Comidinhas é uma parceria entre o Porto do Itaqui e o Sesi/MA. A iniciativa oferece capacitação gratuita para 60 mulheres da área Itaqui-Bacanga, com foco em empreendedorismo, gestão de negócios, atendimento ao cliente e preparo de alimentos. O curso conta com duração de seis meses e programação completa: são 8 módulos online e 10 presenciais, incluindo temas que vão desde tecnologia na preparação de alimentos até planejamento de negócios, marketing digital e redes sociais.  


Uma das participantes do curso é a artesã e vendedora de alimentos, Kátia Martins. Moradora do bairro Mauro Fecury I, ela iniciou na gastronomia há pouco tempo e utiliza a capacitação para melhorar os seus negócios. “Nesse curso, eu passei a ter mais conhecimentos para aplicar nas minhas vendas. É um mundo maior de possibilidades e oportunidades. Estou muito feliz por fazer parte e ver tantas outras mulheres da área Itaqui-Bacanga aqui”, opinou Kátia.    

Prêmio Valoriza Mulher  

Em reconhecimento ao compromisso com o empoderamento feminino e os direitos humanos das mulheres, a EMAP foi agraciada com o Prêmio Valoriza Mulher, concedido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) no ano de 2024. A premiação celebrou ações efetivas da empresa no enfrentamento à violência doméstica e familiar, além de destacar sua atuação social inclusiva e transformadora.  

“Cada iniciativa é pensada para atender demandas reais da população, seja por meio da capacitação de empreendedores locais, do incentivo ao protagonismo feminino, da educação ambiental ou da valorização da cultura regional. Ao integrar o porto à cidade, a EMAP reafirma seu compromisso com uma gestão responsável, inclusiva e voltada para o bem-estar coletivo”, comunicou a presidente do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.   

Educação socioambiental e protagonismo comunitário  

A pauta socioambiental também é prioridade para o Porto do Itaqui. Com foco na gestão de resíduos sólidos, o Programa Sementes atua nas comunidades da área Itaqui-Bacanga, como Vila Embratel, Anjo da Guarda e Fumacê. O projeto promove oficinas de reciclagem, design thinking e protagonismo comunitário, incentivando a conscientização ambiental e o engajamento da população na busca por soluções sustentáveis.  


A partir das atividades, é reforçado o diálogo entre empresas, comunidade e poder público, reafirmando responsabilidades e promovendo uma melhor qualidade de vida por meio da educação socioambiental.  

“Acreditamos que o crescimento sustentável só é possível quando caminhamos junto com as comunidades que nos cercam, promovendo inclusão, capacitação e respeito às diversidades. Nosso compromisso é construir pontes entre o progresso e a dignidade humana", finalizou o diretor de terminais externos do Porto do Itaqui, Marcel Santos.