Alta gestão do Grupo Ultra visita o Porto do Itaqu...

Publicada em: 22.08.2019

Alta gestão do Grupo Ultra visita o Porto do Itaqui

O Porto do Itaqui recebeu, nesta quinta-feira (22), a visita da alta gestão do Ultra, um dos maiores grupos privados do país com atuação no setor de distribuição de combustíveis e um dos principais investidores do porto público do Maranhão. A comitiva, liderada pelo presidente do grupo, Frederico Pinheiro Fleury Curado, foi recepcionada pelo presidente do Itaqui, Ted Lago.

Além da armazenagem de granéis líquidos, por meio da Ultracargo, o Ultra atua na distribuição e varejo especializado, por meio da Ipiranga, no setor de combustíveis; da Ultragaz, no segmento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP); e Extrafarma, no varejo farmacêutico; e, ainda, na indústria de especialidades químicas, por intermédio da Oxiteno.

“Esse encontro demonstra a confiança do setor privado para investir no estado nesse momento de crescimento de movimentação do Porto do Itaqui. Nós mostramos a eles um porto eficiente, com uma gestão focada em resultados e preparado para atender às demandas do setor privado”, afirmou Ted Lago.

“Temos aqui operações com a Ipiranga e com a Ultracargo e estamos muito impressionados com a gestão do porto, muito eficiente, moderna, com certificação nas ISO 9001 e 14001”, disse Frederico Curado. “Estamos concluindo um investimento importante até o final do ano, que vai dobrar a capacidade da Ultracargo e, no futuro, o objetivo é investir mais ainda”, completou.

O investimento do grupo no Porto do Itaqui é de R$ 170 milhões na construção de tancagem adicional para combustíveis, aumentando em, no mínimo, 48 mil metros cúbicos a capacidade atual de armazenagem. As obras, em andamento, incluem tubulações de interligação de tanques, diques de contenção, bombas e sistema de combate a incêndio; desvio ferroviário para instalação de braço de carregamento de vagões e instalação de tubulações para interligação do berço 106 com o 108. Essa obra gerou, somente na primeira fase, 240 empregos diretos e 600 indiretos. Até o final dos trabalhos serão 400 empregos diretos e 1.200 indiretos.

Além dessa obra, o grupo apresentou ao Governo Federal protocolo de intenção para novos investimentos no Porto do Itaqui, na ordem de R$ 150 milhões. O projeto prevê a ampliação da capacidade de armazenagem para mais 52 mil metros cúbicos de combustíveis.