Avanço, desempenho e eficiência do Porto do Itaqui...

Publicada em: 21.08.2025

Avanço, desempenho e eficiência do Porto do Itaqui são reconhecidos no Prêmio Portos + Brasil

O Porto do Itaqui foi reconhecido mais uma vez pelo prêmio Portos + Brasil, evento promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em Brasília (DF). Vencedor na categoria Avanço IGAP (Índice de Gestão das Autoridades Portuárias), o Itaqui se destacou pela evolução expressiva em comparação ao ano anterior, evidenciando a capacidade de adaptação e a eficiência da administração portuária. A cerimônia da sexta edição do prêmio aconteceu nesta quarta-feira, 20 de julho. 

“Recebemos esse prêmio com muita alegria, pois é o reconhecimento dos resultados alcançados pelo nosso porto ao longo do ano. Nesta cerimônia, representamos não só o Itaqui, mas o papel estratégico que o Maranhão desempenha para o país na exportação e importação de cargas”, expressou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça. 


Com uma gestão focada na produtividade, o Porto do Itaqui teve o melhor primeiro semestre da sua história em 2025. Ao todo, foram 17,2 milhões de toneladas de cargas movimentadas, um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2024. Os granéis sólidos lideraram a movimentação, respondendo por cerca de 70% do total, com destaque para a soja, que somou mais de 8 milhões de toneladas. 

A partir desse desempenho recorde, o porto influencia mudanças positivas na economia maranhense por meio da expansão da produção, da demanda por insumos e da capacidade logística. Além disso, resultados consistentes aumentam a confiança de investidores públicos e privados, o que pode atrair novos empreendimentos industriais, logísticos e agrícolas para o Maranhão. Atualmente, o Itaqui é responsável por aproximadamente 35% da arrecadação do ICMS do estado.    

“Nós somos o maior porto público do Arco Norte e o quarto maior do Brasil em movimentação de cargas. Para continuar em constante crescimento, investimos em iniciativas que visam reforçar a nossa capacidade de movimentação. Um desses investimentos é o Berço 98, que está em construção e aumentará a capacidade de exportação em mais de 8 milhões de toneladas por ano e o faturamento anual em cerca de 20%”, comunicou o diretor de operações do porto, Carlos Roberto Frisoli.  

Sobre o prêmio Portos + Brasil 

Em sua sexta edição, o Prêmio Portos + Brasil reconhece os avanços conquistados pelos portos organizados e Terminais de Uso Privado (TUPs), reforçando a política pública de estímulo à modernização e à melhoria da gestão portuária. No ano de 2024, o Itaqui foi premiado na categoria de Igualdade de Gênero e no Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP). 

Durante a cerimônia, o ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o MPor deve ser preservado como política de Estado. “É fundamental que o ministério seja mantido e fortalecido, independente de quem esteja à frente, porque ele é decisivo para o desenvolvimento do Brasil”, explicou o ministro.