Com mais de 5 mil inscritos, Jovem Tech divulga re...

Publicada em: 28.03.2025

Com mais de 5 mil inscritos, Jovem Tech divulga resultado parcial da etapa de prova on-line do seletivo

A 2ª edição do Jovem Tech recebeu o total de 5.505 inscrições! Deste número, 3.183 candidatos atenderam aos requisitos do edital e 1.578 participaram da prova online de raciocínio lógico e língua portuguesa. O programa é fruto da parceria do Porto do Itaqui com a FAPEMA, o Grupo Mateus, SECTI, Suzano, TEGRAM e COPI.

 
A lista completa dos classificados na primeira fase está disponível no site da Fapema. A seleção, que envolveu testes de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico, com 15 questões cada, levou à escolha dos 260 melhores desempenhos. Esses candidatos agora avançam para a próxima etapa, que consiste na Análise de Candidatura. Para isso, os selecionados devem enviar a documentação solicitada para o e-mail inovacao@emap.ma.gov.br.  


Veja o resultado parcial clicando aqui:  https://www.fapema.br/edital-fapema-emap-grupo-mateus-suzano-tegram-copi-secti-no-04-2025/ . Os candidatos têm três dias corridos para solicitar recurso a partir da publicação, também pelo e-mail inovacao@emap.ma.gov.br.  



Cases de sucesso da 1ª Edição 
A primeira edição do Jovem Tech foi um sucesso. Mais de 65% dos participantes já estão no mercado de trabalho após terem concluído as trilhas de conhecimento do programa. Durante a capacitação, cada jovem conseguiu impulsionar o seu currículo e chamar a atenção de empresas como VALE, Santos Brasil, Seazone, Pulse, Grupo Mateus e Alura.  


Um desses cases de sucesso é o Lucas Silva. Hoje, ele é estagiário de infraestrutura de TI na Santos Brasil.  “Eu cheguei 'cru' ao Jovem Tech e saí de lá uma pessoa totalmente diferente. O programa me ajudou a superar diversas inseguranças e medos que eu tinha em relação ao meio corporativo, me dando uma visão totalmente diferente da que eu tinha quando entrei. Hoje, trabalho na Santos Brasil como estagiário na equipe de infraestrutura de TI. Muito do que aprendi no Jovem Tech, eu aplico no dia a dia, tanto os conhecimentos técnicos quanto as soft skills. Isso facilitou a minha adaptação ao novo ambiente de trabalho”, explicou Lucas.  


Quem também soube aproveitar o Jovem Tech foi o Daniel Júnior. Hoje, ele é estagiário de nível superior no setor de Análise de Dados da Vale e conta como o programa ajudou na sua formação. “O Jovem Tech me deu muito aprendizado, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Cada treinamento, cursos e vivências que tivemos foram muito importantes! Além de todo o conhecimento técnico, também aprendemos soft-skills, tais como trabalho em equipe, oratória, comunicação e autoconhecimento, habilidades essenciais para o mercado de trabalho na área da tecnologia”, afirmou Daniel Júnior.  

Sobre o programa 


O Jovem Tech é voltado para maranhenses de 18 a 24 anos. O programa oferece uma formação completa em programação, abrangendo as áreas de back-end, front-end e data science, além de capacitação em soft skills, como inteligência emocional, comunicação e planejamento de carreira. As atividades acontecem de segunda a sexta no turno matutino e 2 (duas) vezes por semana no turno vespertino, em dias a combinar. 

Cada jovem selecionado recebe uma bolsa mensal no valor de R$ 1.500,00 durante toda a trajetória do programa. As aulas acontecem no Espaço Black Swan e, agora, no novo polo da Estação Tech, no Estaleiro Escola. 
  
Próximos passos do seletivo:  


Envio de documentação:  31/03/2025 até o dia 02/04/2025
Dinâmica presencial: 14/04 
Divulgação do Resultado Final: 17/04 
Início do programa: 05/05