Comissão da Câmara Federal visita Porto do Itaqui

Publicada em: 05.12.2015

Comissão da Câmara Federal visita Porto do Itaqui

A Subcomissão de Portos e Vias Navegáveis da Câmara Federal, formada pelos deputados federais Edinho Bez (PMDB-SC), Juscelino Filho (PRP-MA), Milton Monti (PR-SP), Alexandre Valle (PRP-RJ), Leônidas Cristino (PROS-CE), João Paulo Papa (PSDB-SP), Edinho Araujo – ex-ministro dos Portos (PMDB-SP), José Reinaldo (PSB-MA) e João Castelo (PSDB-MA), acompanhada do presidente da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), Mário Povia, visitou o Porto do Itaqui nesta sexta-feira. Também participaram do encontro o deputado estadual Stenio Rezende e o vereador maranhense Antonio Marcos Silva.

O grupo, recepcionado pelo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, esteve na área primária do Porto com o objetivo de conhecer a situação atual, as perspectivas e as potencialidades do Complexo Portuário do Itaqui. “Entendemos o nosso papel e nossa responsabilidade, como porto público, para o crescimento do Maranhão. Que a comissão, conhecendo de perto a nossa infraestrutura e os nossos resultados, possa nos apoiar nos projetos estratégicos de ampliação e desenvolvimento da cadeia produtiva do Maranhão e do Arco Norte”, afirmou Lago.

Para o deputado federal Edinho Araujo, o Porto do Itaqui é importante não só para o Maranhão, mas para o Brasil. “A estratégia é diminuir o custo Brasil, levando a produção nacional – grãos e minério – pelo porto mais próximo. E nesse aspecto o Itaqui tem o diferencial da profundidade, da localização geográfica e eu sei – dos nove meses em que fui ministro – do potencial de crescimento do porto”, disse.

O Brasil que dá certo

O diretor da Antaq, Mário Povia, destacou o trabalho que vem sendo feito neste ano. “Os números são pujantes sob todos os aspectos. Os resultados econômicos estão muito bons, com redução de despesas e aumento de receita e isso nos dá tranquilidade em saber que a empresa está preparada para repor investimentos. Também na parte operacional os números são impressionantes. Uma gestão boa, bons arrendatários, bons operadores portuários e uma infraestrutura excelente. É o Brasil que dá certo e a gente vê isso com muita felicidade”, afirmou o diretor-geral da Antaq, Mário Povia.

Ao final do encontro com as autoridades, o deputado federal José Reinaldo Tavares, ex-governador do Maranhão, falou sobre as impressões a respeito dos números apresentados pelo presidente da EMAP. “O Porto do Itaqui está preparado para crescer e está a caminho de ser a grande alavanca para o desenvolvimento do Maranhão”, disse.

O deputado Juscelino Filho, da bancada maranhense, avaliou positivamente o encontro: “Eu não poderia deixar de trazer essa comissão ao porto do nosso estado para conhecer de perto, olhando os desafios que temos hoje e também o grande potencial de desenvolvimento que o Porto do Itaqui traz para o Maranhão. Acredito que vamos sair daqui com a disposição dos parlamentares em atual na defesa dos interesses do nosso estado”.