Comitê de RS do Itaqui Bacanga na Semana do Volunt...

Publicada em: 28.08.2016

Comitê de RS do Itaqui Bacanga na Semana do Voluntariado

O Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em todo país neste domingo (28), foi bem lembrado no Itaqui Bacanga, onde foi realizada uma ação conjunta de voluntários das 14 empresas que integram o Comitê de Responsabilidade Social da Área que atendeu cerca de 600 crianças de escolas públicas da Vila Embratel, Porto Grande e Vila Maranhão, além de moradores das comunidades rurais de Coqueiro, Estiva e Vila Rica. As atividades, voltadas à educação para a saúde física e mental, foram realizadas na sexta, 26, e ontem (sábado), e contaram com apresentação teatral, recreação, lanche e distribuição de livros.

Cerca de 70 alunos da educação infantil e ensino fundamental da Unidade de Ensino Josefina Serrão, no Porto Grande, receberam os voluntários da EMAP - Empresa Maranhense de Administração Portuária, Raízen e Cimento Bravo e as atrações preparadas para a manhã de sexta, 26. Os destaques da programação foram a apresentação teatral do Grupo Universitário de Teatro (GUT / UFMA) e do arte educador Josimael Caldas do Centro de Artes Cênicas do Maranhão – CACEM,

As atividades foram coordenadas pela gerente de Responsabilidade Social da EMAP, Deborah Baesse; pelo coordenador de Transportes da Raízen, Nivando Sousa, e pela analista de RH da Cimento Bravo, Gleysa Carvalho. “É muito importante participar dessa ação de responsabilidade social numa comunidade que fica próxima da nossa empresa e ainda mais interessante poder contribuir com a formação das crianças nessa caminhada. Estaremos juntos nas próximas ações do comitê”, disse Gleysa, em nome do grupo.

A superintendente de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, professora Arsênia Formiga, acompanhou a programação. “O poder público vem cumprindo seu papel de dar as condições para os espaços escolares funcionarem de forma cada vez mais adequada e isso não dispensa essas parcerias externas”, afirmou. “Nossa fala é de agradecimento porque é uma comunidade distante que precisa se aparelhar cada vez mais para as crianças aprenderem e aprenderem na idade certa.”

Simultaneamente na manhã de sexta, 26, duas outras escolas da região foram ocupadas com arte, educação, diversão e lanche. A apresentação teatral sobre gravidez na adolescência foi vista por 85 adolescentes de 12 a 13 anos da unidade de ensino América do Norte, na Vila Embratel. A ação foi organizada por representantes do Tegram, Milena Ramos e Asafe Castro; do Moinhos Cruzeiro do Sul, Norma Maria; da Península Norte, Aylla Facundo, e da Ultracargo, Vanessa Serra. “Foi muito gratificante poder participar da ação e compartilhar conhecimentos de forma diferente e inovadora”, afirmou Milena, em nome do grupo.


Já na UEB Gomes de Souza, na Vila Maranhão o tema da ação social foi saúde bucal, com direito a palestra, aplicação de flúor, recreação e distribuição de kit de higiene para 450 crianças de 6 a 11 anos de 14 turmas. Os trabalhos foram coordenados por Deborah Ferreira e Riverlan Macedo, da Vale; Guilherme Fernandes, da Votorantim; Naíra Galdez, da VLI, e Evandro Giffoni, da Fertipar.

E ontem (sábado) a ação conjunta chegou às comunidades de Coqueiro, Estiva e Vila Rica e animou um grupo de 60 crianças de 7 a 10 anos. A manhã de recreação contou com pintura de rosto, oficina de desenho, de reaproveitamento de materiais e cineminha com pipoca. Também houve distribuição de picolés e sanduíches da campanha McDiaFeliz. A equipe realizadora foi coordenada por Francisca Fontes e Joana Burgos, da ALumar/ Glaucy Silva, da Internacional Marítima, e Maria Gorete, da COPI.

SAIBA MAIS

Criado em outubro de 2015, o Comitê de Responsabilidade Social Itaqui Bacanga surgiu como uma oportunidade de aproximação das empresas do entorno, possibilitando um olhar coletivo sobre o território, a coordenação de esforços, o fortalecimento do setor junto à comunidade e, consequentemente, a ampliação de resultados.

“A ideia é reunir forças e investimentos voltados à adoção de medidas que possam melhorar os indicadores educacionais da área, elaborar uma agenda comum para ações de responsabilidade social corporativa na área, desenvolver um projeto comum que integre as ações de RS desenvolvidas por empresas da região e promover o diálogo intersetorial no território”, explica a gerente de Responsabilidade Social da EMAP, Deborah Baesse.