Comitiva da China visita Porto do Itaqui para form...

Publicada em: 26.01.2016

Comitiva da China visita Porto do Itaqui para formalizar parcerias

O Porto do Itaqui recebeu a visita de uma comitiva chinesa, nesta semana, com o objetivo de formalizar um Acordo de Cooperação Técnica para, entre outros pontos, aumentar a eficiência logística dos Portos do Itaqui e de Wuhan, além de fidelizar o comércio entre o Brasil e a China. O secretário-geral adjunto do governo municipal de Wuhan, Zhang Heshan, acompanhado de sua equipe, foi recebido pelo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago.

Após a reunião de apresentação do Porto do Itaqui e suas potencialidades, os visitantes conheceram a área primária. “A ideia do Termo de Cooperação com o Porto de Wuhan é proporcionar a troca de tecnologia, experiência e capacitação profissional das equipes”, afirmou o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, lembrando que boa parte da carga exportada pelo Itaqui segue para o mercado asiático, principalmente o chinês. “Então é um caminho natural essa aproximação entre os dois países tendo o Porto do Itaqui como ponto de atração”, completou.

O secretário-geral do governo de Wuhan, cidade com quase 10 milhões de habitantes e que tem na atividade portuária um importante canal de escoamento de sua produção, também, falou sobre a parceria. “Recentemente abrimos rota de navegação para o Japão e outros países da Ásia. Para o futuro planejamos expandir o nosso porto à navegação oceânica e com certeza o Itaqui está incluído nesse processo. Essa cooperação técnica trará benefícios para os dois lados, tanto em movimentação de carga quanto em troca de experiências”, disse.

Parceria Governo e Prefeitura

A aproximação com a China foi alinhavada pela Prefeitura de São Luís, que enviou uma comitiva a Wuhan, em abril do ano passado, quando foi firmado o acordo de cidades-irmãs. Na ocasião foram definidas as áreas prioritárias para o Acordo de Cooperação Bilateral entre as duas cidades e o Porto do Itaqui foi incluído junto com mobilidade urbana, educação, saúde e centro histórico/patrimônio digital. “Esta é mais uma demonstração da parceria entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura, agora por meio do Porto”, afirmou Ted Lago.

A delegação chinesa contou, ainda, com a consultora assistente de Negócios Estrangeiros, Cao Ping; o vice-diretor de Finanças de Wuhan, Xiang Boo; o vice-diretor da Comissão de Trabalho e Orçamento, Chen Zuhua; o vice-diretor do Escritório de Wuhan, Tang Guofeng. Além da equipe técnica da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), a reunião teve a participação dos secretários municipais Cursino Moreira (Planejamento), Ana Paula Rodrigues (Articulação Institucional), Pablo Rebouças (adjunto de Desenvolvimento Sustentável) e da assessora especial de Relações Internacionais, Ana Paula De Déa.

O Acordo de Cooperação Técnica entre os Portos do Itaqui e de Wuhan prevê, ainda, a realização de estudos em conjunto a fim de identificar os principais fatores envolvidos nas operações de importação e exportação; identificar as cadeias logísticas entre os dois portos, bem como os principais exportadores e importadores da cadeia, os gestores, operadores de transporte, entre outros atores.

“Estamos muito satisfeitos de estar aqui no Porto do Itaqui. Pelo que pude ver, ele está atravessando uma grande expansão e aqui também tivemos uma compreensão muito clara do Governo do Maranhão no Brasil e a posição do Itaqui nesse cenário”, afimou Zhang Heshan.

Fonte: Gecom/EMAP