Confiança dos clientes do Porto do Itaqui chega a...

Publicada em: 29.02.2016

Confiança dos clientes do Porto do Itaqui chega a 75,93% em 2015

A performance do Porto do Itaqui no último ano, marcada por recordes de operação e excelentes resultados financeiros, não passou despercebida para quem atua diretamente nas operações portuárias. Segundo pesquisa que avaliou o grau de satisfação dos clientes do porto em 2015, esse índice cresceu 11% em relação ao ano anterior, atingindo 75,93% em 2015.

O resultado demonstra que as ações ao longo de 2015, estão sendo reconhecidas pelos clientes. E ainda que a percepção do cliente direto está afinada com o crescente interesse de investidores nacionais e estrangeiros no porto público que mais cresceu no Brasil em 2015. A pesquisa ouviu arrendatários, exportadores, importadores, operadores portuários, agentes marítimos e armadores, localizados em São Luís e em outros estados brasileiros.

De acordo com os clientes ouvidos, uma das principais vantagens de utilizar o Porto do Itaqui é a localização estratégica, dada a proximidade dos mercados americano, europeu e asiático. A boa relação com a Emap, a visão estratégica da gestão, berços adequados, calado dos berços e posicionamento logístico, além de infraestrutura rodoviária e ferroviária, segurança e confiabilidade, foram outras vantagens citadas.

“Esses resultados nos motivam e nos desafiam a melhorar ainda mais. A pesquisa de satisfação é uma espécie de bússola para a melhoria dos nossos serviços e os dados apresentados são analisados para integrar o nosso plano de ação, com foco na melhoria contínua e no diálogo com os nossos clientes”, afirma o presidente da Emap, Ted Lago.

As sugestões apresentadas pelos clientes são avaliadas por um comitê da área de Gestão da Qualidade da Emap e, verificada a viabilidade, são incluídas no plano de ação da empresa.

A realização da Pesquisa de Satisfação do Cliente (PSC) atende a norma ISO 9001:2008, voltada à Gestão da Qualidade, que exige o monitoramento das informações relativas à percepção do cliente sobre a organização. A PSC foi realizada pela SR Consultoria, que ouviu representantes de 54 empresas por meio de formulário para resposta em meio eletrônico ou presencial.