Conheça os selecionados para a 2ª Edição do Programa Jovem Tech
Resultado já está disponível no siteFoi publicado o resultado da seleção da 2ª edição do programa Jovem Tech, iniciativa voltada à formação de jovens talentos na área de tecnologia. Ao todo, o programa recebeu 5.505 inscrições e contou com 3 etapas eliminatórias, incluindo provas teóricas, análise de candidatura e dinâmica presencial. Por fim, foram escolhidos 65 participantes para a nova turma do programa, que conta com trilhas completas de capacitação em programação e habilidades comportamentais. O início das aulas está previsto para o dia 7 de maio. Confira a lista completa no site da Fapema: https://www.fapema.br/edital-fapema-emap-grupo-mateus-suzano-tegram-copi-secti-no-04-2025/ .
O Jovem Tech é fruto da parceria do Porto do Itaqui com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Grupo Mateus, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Suzano, Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) e Copi Operações Integradas.
“Estamos muito felizes com a segunda turma desse programa que forma jovens egressos de escolas públicas do Maranhão nas mais diversas tecnologias. Essa formação é muito importante para todas as empresas parceiras do Jovem Tech. Dentro do Complexo Portuário, nós temos o apoio da EMAP, do TEGRAM, da COPI e da Suzano. Temos ainda a parceria do Governo do Estado, por meio da FAPEMA e da SECTI, e do Grupo Mateus, que está com a gente desde a primeira edição”, comunicou o representante da gerência de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Porto do Itaqui, Gabriel Mateucci Cassia.
Nessa nova edição, os participantes ficarão distribuídos em dois polos: um no espaço Black Swan, na Cohama, e outro na Estação Tech do Estaleiro Escola, no bairro Tamancão - região Itaqui-Bacanga. A seleção contou ainda com vagas exclusivas para residentes dessa área.
Sobre o processo de seleção
Das 5.505 inscrições recebidas, 3.183 candidatos atenderam aos requisitos do edital e 1.578 participaram da prova online de raciocínio lógico e de língua portuguesa. Deste número, 287 candidatos foram classificados e seguiram para a etapa II, de análise de candidatura, que contou com 216 aprovados.
As 216 pessoas mencionadas participaram da etapa final do processo seletivo, realizada no dia 14 de abril, no espaço Black Swan. Cada candidato enfrentou três desafios práticos, com temas relacionados ao Porto do Itaqui e ao Grupo Mateus. A dinâmica contou com a presença de representantes de todas as empresas parceiras do programa Jovem Tech, que avaliaram o desempenho dos participantes com base em critérios como raciocínio lógico e agilidade.
Próximos passos
Agora, os candidatos aprovados na etapa final devem seguir os prazos para anexar os documentos na plataforma patronage da Fapema e efetivar a implementação das bolsas. Cada jovem selecionado receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 1.500,00 durante toda a trajetória do programa (6 meses).
Sucesso da 1ª edição
A primeira edição do Jovem Tech foi um sucesso. Mais de 65% dos participantes já estão no mercado de trabalho após terem concluído as trilhas de conhecimento do programa. Durante a capacitação, os jovens puderam impulsionar o seu currículo e chamar a atenção de empresas como Vale, Santos Brasil, Seazone, Pulse, Grupo Mateus e Alura.