Consulado dos EUA visita Porto do Itaqui

Publicada em: 10.03.2017

Consulado dos EUA visita Porto do Itaqui

O presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, recebeu nesta semana uma comitiva formada por representantes do Consulado Comercial dos Estados Unidos da América (EUA) para o Nordeste e do programa SelectUSA. A visita ao Porto do Itaqui foi coordenada pela Federação das Indústrias do Maranhão – Fiema e contou com a presença do cônsul comercial dos EUA em Recife, Geoffrey Bogart; do especialista do programa SelectUSA, Andre Leal; dos representantes da Fiema, Alexandre Ataíde e Luiz Vinicius Brito.

A exportação, para os Estados Unidos, de carne frigorificada conteneirizada produzida na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), foi um dos assuntos tratados durante o encontro. “Apresentamos projetos de ampliação de infraestrutura portuária que estão no plano de investimentos da EMAP, entre os quais a adaptação do Pátio H para reefers (contêineres refrigerados) com instalação de tomadas. Esse pátio deve estar pronto para operação no segundo semestre deste ano”, afirma Ted Lago.

Também esteve em pauta durante o encontro as relações comerciais entre o Porto do Itaqui e o mercado norte-americano. De um lado a importação de granéis líquidos, principalmente gasolina e diesel. Uma carga que tem origem nas de Houston e Texas City, no Texas, e New Orleans, na Louisiana, e abastece, além do estado do Maranhão, grande parte da área de influência do Itaqui, como Tocantins e Piauí.

Do outro lado, a exportação para os Estado Unidos de cargas como celulose, manganês e ferro gusa. A conexão ferroviária do Itaqui com as ferrovias Transnordestina e Norte-Sul garante que esse tipo de carga chegue a seus destinos de forma mais segura e eficiente.

Ao final do encontro, foram tradadas formas de ampliação dos negócios entre o Maranhão e os EUA, com foco na atração de novos investimentos e geração de emprego no estado.