Dada a largada para o Comitê de RS do Itaqui-Bacan...

Publicada em: 30.04.2015

Dada a largada para o Comitê de RS do Itaqui-Bacanga

Na manhã desta quarta-feira, 29, foi dada a largada para a formação do Comitê de Responsabilidade Social do Território Itaqui-Bacanga, lançado como oportunidade de aproximação das empresas que atuam na área, possibilitando um olhar coletivo sobre o território, bem como a coordenação de esforços, o fortalecimento do setor junto à comunidade e, como consequência, a ampliação de resultados. Uma proposta alinhada às ações do Governo do Estado no sentido de aproximar a iniciativa privada das políticas públicas por meio de ações voltadas à transformação de vida das pessoas que mais precisam.

"Nossa ideia é criar coletivamente um comitê para dialogar de forma clara e transparente, passando para a comunidade os limites e as responsabilidades de cada empresa e ao mesmo tempo fazer a ponte, pela própria natureza da EMAP, entre as empresas e a gestão pública", afirmou o presidente da EMAP, Ted Lago, na abertura da reunião.

Ele compartilhou com os presentes a parceria com o Governo do Estado para a instalação de um Instituto Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão na área e destacou que será muito importante que as empresas apresentem suas demandas de mão de obra para a definição dos cursos a serem oferecidos. "Este é um primeiro momento e a intenção é que mais empresas participem e fortaleçam essa iniciativa. Juntos somos muito mais fortes", concluiu.

O encontro foi realizado no auditório da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e contou com a presença de representantes de 14 empresas que atuam na área: Raizen, BR Distribuidora, Ipiranga, Copi, Fertipar, Granel Química, Consórcio Tegram, Eneva, Moinho Cruzeiro do Sul, Cimar, Vale, Ultracargo e Alumar, e do gestor do Instituto de Cidadania Empresaria (ICE), Daniel Madorra, que apresentou os principais dados do Diagnóstico Itaqui-Bacanga – Conhecer para Transformar. O documento baseou a definição do plano de ação da EMAP para o território, que nesta gestão está estruturada no fortalecimento da educação.

"O objetivo da EMAP ao financiar a elaboração do Diagnóstico foi justamente conhecer com profundidade as questões prioritárias da região a fim de definir metas e planos de ação para o enfrentamento dos problemas identificados", explicou Madorra.

Um grupo de trabalho foi instituído para atuar na formalização do Comitê e tem reunião agendada para o dia 7 de maio. Após a formalização, o próximo passo será mapear as ações que cada empresa desenvolve no território e formar um consenso sobre a educação como foco comum. Em seguida, será definida uma agenda comum.

COMENTÁRIOS

"A formação desse elo é muito importante. Nós queremos participar, queremos nos envolver" Nivandro Sousa, superintendente da Raizen

"Damos total apoio a essa iniciativa" Monike Lemos, analista de Responsabilidade Social da BR Distribuidora no MA

"É muito importante pensarmos em investir de forma articulada, em conjunto. Dessa forma podemos obter um impacto muito maior na comunidade, gerando um valor compartilhado" Deborah Ferreira, analista de Relações com as Comunidades da Vale

"Estamos aqui para somar" Alysson Machado, supervisor da Ipiranga

"Podem contar conosco. Não podemos mais só esperar pelo poder público, precisamos fazer a nossa parte" Maria Gorete Moraes, supervisora de RH da COPI

"É de muita importância estabelecer um ponto de ação multifocal" Vanessa Serra, analista administrativa da Ultracargo