Dia da Mulher com talkshow no Porto do Itaqui

Publicada em: 09.03.2020

Dia da Mulher com talkshow no Porto do Itaqui

Na última sexta- feira (06), o Dia Internacional da Mulher foi celebrado na EMAP com o talkshow Mulheres que Inspiram, que recebeu a gerente de projetos do Instituto Formação, Diane Pereira Sousa, e a cantora, produtora cultural e diretora do Festival BR135, Luciana Simões, ambas referências em suas áreas de atuação. Apresentado pela jornalista Andréa Oliveira, colaboradora da Gerência de Comunicação, o encontro discutiu o papel social das mulheres nos diferentes ambientes que atuam.

O evento começou com uma apresentação do contexto histórico em que surgiu o 8 de março, marcado por diversos acontecimentos que levaram a Organização das Nações Unidas (ONU) a reconhecer a data oficialmente em 1977 como Dia Internacional da Mulher. A conversa foi aberta com os relatos das convidadas sobre as relações de gênero e as dificuldades que enfrentam no ambiente profissional. Também foi discutida a importância do reconhecimento da ancestralidade e dos desafios das mulheres ao longo da história.

Outro tópico essencial para o debate foi o acesso a oportunidades e inclusão das mulheres no mercado de trabalho e como a ascensão diferencia as oportunidades com base na condição financeira, etnia, lugar de nascimento, entre outros fatores.  O papel dos homens na luta pela equidade de gênero também foi citado no encontro.

O bate-papo foi encerrado com uma canja das convidadas, que apresentaram, no improviso, a música Mama África, do compositor paraibano Chico César. Em seguida houve um informe de saúde, com o lançamento do Março Lilás, mês de atenção à prevenção do câncer de colo de útero. À tarde foi oferecido às mulheres da EMAP um ensaio fotográfico no estúdio da Gecom.