Diretor da ANTAQ visita TEGRAM no Maranhão

Publicada em: 11.03.2015

Diretor da ANTAQ visita TEGRAM no Maranhão

O diretor da ANTAQ, Fernando Fonseca, visitou, em 6 de março, o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram). Em São Luís, Fonseca ainda participou de reunião com Ted Lago, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que é a autoridade portuária do Porto Organizado do Itaqui, e representantes do consórcio de empresas responsável pela construção e operação do Tegram.

As empresas apresentaram os fatos que provocaram o atraso na conclusão das obras e início das operações. Por tratar-se de fatos alheios à sua vontade, o consórcio solicitou a prorrogação do prazo contratual de início da operação do terminal. Após a reunião, o diretor da ANTAQ acompanhou uma operação de recepção de soja pelo modal rodoviário.

O terminal possui quatro armazéns graneleiros com capacidade estática cada um de 125 mil toneladas, perfazendo um total de 500 mil toneladas. O Tegram será equipado com carregadores de navios que operarão a uma taxa de 2,5 mil toneladas por hora, o que permite um rápido carregamento de navios, contribuindo assim para diminuir das filas de atracação.

O sistema de recebimento ferroviário terá a capacidade para descarregar três mil toneladas por hora, com oito vagões simultaneamente em duas moegas ferroviárias. O ramal ferroviário terá extensão para receber um comboio com 80 vagões com aproximadamente sete mil toneladas por comboio. Estima-se que 80% da produção agrícola da região que integra Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia (Matopiba) e do nordeste do Mato Grosso chegará ao Tegram por meio de ferrovias e 20% por rodovias.

Atualmente, o Porto do Itaqui movimenta cerca de 2,5 milhões de toneladas de soja anualmente. Conforme o EVTE do Tegram, estima-se que até 2025 o terminal movimentará mais de 15 milhões de toneladas por ano. O Tegram representa uma alternativa definitiva de escoamento da safra agrícola dos grandes centros produtores das regiões Centro-Oeste e Nordeste, desafogando os portos das regiões Sul e Sudeste.

 

Fonte: Site Portos e Navios - Matérias