Divulgado resultado do Prêmio Porto do Itaqui

Publicada em: 23.02.2024

Divulgado resultado do Prêmio Porto do Itaqui

Lançado pelo governo do estado, através da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), o Prêmio Porto do Itaqui teve os resultados divulgados nesta terça (21), em https://www.fapema.br/edital-fapema-emap-no-15-2023-premio-porto-do-itaqui/. O prêmio tem como objetivo incentivar trabalhos direcionados à inovação nos setores portuário, marítimo e logístico, reconhecendo e premiando pesquisadores, inventores, estudantes e profissionais atuantes no Maranhão.

 

As propostas premiadas abordam temas relacionados a seis eixos temáticos ligados ao meio ambiente, à relação Porto-Cidade e às operações portuárias. Além dos prêmios em dinheiro, os vencedores de cada categoria serão agraciados com troféu e certificado de premiação.

 

O presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, enfatiza a importância de valorizar a pesquisa no Maranhão. “Estamos inteiramente comprometidos com o desenvolvimento e o aprimoramento dos nossos processos. Assim, premiar os pesquisadores que se empenham em identificar o que podemos melhorar e propõem grandes soluções, é uma excelente oportunidade de valorização em relação ao que pesquisamos e produzimos no Maranhão. Parabenizamos os finalistas e premiados!".

 

Segue abaixo a lista dos premiados em cada categoria:

Categoria: Trabalho de Conclusão de Curso

  • 1º Flávia Eduarda Costa: "Limnorov: Desenvolvimento de um Veículo Aquático Não Tripulado para Monitoramento Limnológico"
  • 2º Eduardo Azevedo Coimbra: "Relação Porto-Cidade: Análise da Movimentação de Granéis Sólidos e Líquidos em um Porto Público como Vetor do Desenvolvimento Socioeconômico"
  • 3º  Roseane Costa Diniz: "Avaliação Hidrodinâmica do Estuário do Rio Bacanga, São Luís (MA)"

 

Categoria: Dissertação de Mestrado

  • 1º Rodrigo Freitas Rodrigues: "A Importância do Porto do Itaqui como Hub de Combustíveis para os Estados do Maranhão, Tocantins e Piauí"
  • 2º Natália Viana Diniz: "A Evidenciação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Um Estudo nos Portos e Terminais Portuários Brasileiros"
  • 3º Wallacy Borges Teixeira Silva: "Fatores que Influenciam a Distribuição de Macroinvertebrados Marinhos na Baía de São Marcos: Contribuição ao Manejo da Bioincrustação no Complexo Portuário do Maranhão"

 

Categoria: Artigo Técnico Científico

  • 1º Omar Andres Carmona Cortes: "Redes Neurais Convolucionais para a Detecção do Momento de Fechamento dos Porões de Navios: Um Estudo de Caso usando a Família Yolo"
  • 2º Markus Dannyllo Carneiro Costa: "Atributos ODS: Um Modelo para o Setor Portuário"
  • 3º Jorge Bertoldo Junior: "Implementação de Sistemas a Vácuo para Processos de Amarração de Navios no Porto do Itaqui"

 

Categoria: Solução Inovadora

  • 1º Álvaro Meton Sousa Perdigão: "Porto Norte Interativo"
  • 2º Antônio Fernando Lavareda Jacob Junior: "Desenvolvimento de Aplicação para Prevenção Ambiental de Invasão Biológica em Portos através da Origem da Água de Lastro"
  • 3º Francisco Glaubos Nunes Clímaco: "Optinav: Otimizador para o Planejamento de Rotas de Navios sob Incerteza"

 

Categoria: Empresa Inovadora

  • 1º SUZANO – Márdomi Fernando Gama da Silva: "Implementação de Spreader Automático no Porto do Itaqui"
  • 1º ULTRACARGO – Pollini Oliveira Passos: "Programa de Formação Operacional Ultracargo"