Em Brasília, Governo do MA discute melhorias na po...

Publicada em: 19.05.2016

Em Brasília, Governo do MA discute melhorias na política de administração portuária

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, integrou a comissão de gestores de Portos Delegados que se reuniu, nesta quarta-feira (18), em Brasília, com o deputado Marcos Rogério (DEM/RO), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Portos e Hidrovias da Câmara Federal. Presentes, também, na reunião os presidentes dos portos de Suape (PE), Porto Velho (RO) e São Sebastião (SP).

As autoridades portuárias apresentaram um diagnóstico situacional, demonstrando que as promessas de inovação da nova Lei dos Portos, em vigor há três anos, não se efetivaram. O grupo vem dialogando sobre a atual política portuária no Brasil e a necessidade de mais agilidade na implantação de projetos. As principais reinvindicações são autonomia nos arrendamentos e descentralização do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento, o PDZ.

Além do Porto do Itaqui, dos 34 portos públicos marítimos do Brasil, são delegados: Cabedelo, Suape, Imbituba, São Francisco do Sul, Recife, São Sebastião, Paranaguá, Pelotas, Rio Grande, Porto Velho, Itajaí, Macapá e o porto de Porto Alegre.

O deputado Marcos Rogério enalteceu a iniciativa da comissão e se comprometeu em apresentar as propostas para a Frente Parlamentar, composta por 206 deputados.

Com a descentralização reivindicada é estimado um investimento privado de 10 bilhões de reais nos próximos dois anos e a criação de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.

O Itaqui participa do grupo de portos delegados credenciado pelos resultados obtidos a partir de 2015, ano em que registrou sucessivos recordes de operação, com 22 milhões de toneladas de carga movimentada e lucro líquido superior a R$ 68,2 milhões.