EMAP: 23 anos construindo um legado de sucesso e c...

Publicada em: 01.02.2024

EMAP: 23 anos construindo um legado de sucesso e crescimento sustentável no Porto do Itaqui

Criada em 1998, pela então governadora Roseana Sarney, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), assumiu a administração do Porto do Itaqui no dia 1 de fevereiro de 2001, marcando o início de uma gestão inovadora. A substituição da Companhia Docas do Maranhão (Codomar), pela EMAP, foi fundamental para que o Itaqui se modernizasse e otimizasse as operações portuárias. 


Ao longo de 23 anos, a empresa consolidou-se como peça essencial no desenvolvimento do Porto do Itaqui, com uma gestão eficiente e voltada para o desenvolvimento. Os avanços começaram com a substituição de sua sede, que saiu de um armazém na beira do berço 103, para a um novo prédio moderno.A inauguração da nova sede, em 2004, refletiu diretamente na produtividade e eficiência das operações.

Em 2012, A licitação do Terminal de Grãos do Maranhão-  TEGRAM, foi considerada única no país, onde quatro lotes foram arrendados simultaneamente na poligonal do Porto do Itaqui. Essa iniciativa inovadora, aprovada por órgãos de controle, consolidou o Itaqui como principal Porto na movimentação de grãos do Arco Norte.Com a entrega do Berço 100, em 2012, a EMAP reforçou seu compromisso com o crescimento estruturado, essencial para a competitividade no mercado.

 

 Mecanização e modernização das operações

Em 2014, o Porto do Itaqui e a ENEVA deram início a um processo de mecanização no Terminal Marítimo de Carvão, resultando em aumento da produtividade, redução de custos e melhoria da segurança. A principal mudança foi a substituição dos caminhões que faziam o translado do carvão até a termoelétrica por esteiras.O início das operações do TEGRAM em 2015 representou um avanço significativo, com um programa de mecanização que multiplicou a produtividade, resultando em um aumento de mais de 102% na movimentação de cargas entre 2014 e 2023. 

A inauguração do Berço 99 e do Terminal de Celulose, em 2022, fruto de uma parceria público-privada com a Suzano Celulose, reforçou  a imagem do Porto do Itaqui como referência no setor portuário. O investimento de R$ 390 milhões gerou empregos e abriu muitas outras portas. 

 

Certificações ISO

A EMAP não se dedicou apenas à modernização e expansão do Porto do Itaqui, mas também se consolidou como referência em gestão, com a conquista de quatro certificações ISO: a ISO 9001, demonstrando excelência na gestão da qualidade; a ISO 14001, certificando o compromisso da empresa com a gestão ambiental e a sustentabilidade; a ISO 27001, assegurando boas práticas na proteção de dados e informações; e a ISO 45001, inédita entre portos públicos no Brasil, que destaca o compromisso da empresa com a saúde e segurança ocupacional.


Inovação e preparação para o futuro 

Em 2023, o Porto do Itaqui iniciou o embarque de fertilizantes via ferrovia, reduzindo custos e melhorando a eficiência logística. A operação de transbordo a contrabordo e a introdução do spreader automático, demonstram a capacidade de adaptação às novas tecnologias.


A entrega de novas torres de telefonia móvel e a marca histórica de mais de mil navios operando em um único ano em 2023, destacam a importância do Porto do Itaqui na conectividade e na movimentação de cargas.Encerrando o ano de 2023 com a maior movimentação de cargas da história, atingindo 36,4 milhões de toneladas, o presidente Gilberto Lins destaca: "Estamos preparados para o futuro, consolidando nossa posição como um dos principais portos do Brasil e reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável do Maranhão”, destacou Lins.


Responsável também pelo serviço de travessia dos ferryboats entregava Ponta da Espera e o Cujupe, a Emap segue modernizando os terminais e planejando a expansão do Porto do Itaqui, que já tem garantia de concessão, ao governo do estado, até 2026. Entre os projetos que virão estão a ampliação do Tegram e a construção do berço 98, entre outros que ainda estão em fase de estudo de viabilidade.  Gerenciando o Porto do Itaqui, por onde passam mais de 35% do ICMS do Maranhão, que gera cerca de 16 mil empregos diretos e indiretos em seu entorno e que recebe o maior volume de importação de combustíveis, entre os portos brasileiros, a Emap compreende seu papel determinante no desenvolvimento de nosso estado. Por isso, segue uma gestão de excelência que prepara a empresa para um futuro ainda mais cheio de conquistas.