Emap apresenta avanços do Porto do Itaqui em audiê...

Publicada em: 14.06.2016

Emap apresenta avanços do Porto do Itaqui em audiência pública na Câmara Municipal de São Luís

Na tarde desta segunda-feira (13), o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, participou de audiência pública para discutir o tema “A política portuária no município de São Luís e a importância do Porto do Itaqui para a região metropolitana e para o Maranhão”, proposta pelo vereador Honorato Fernandes. Durante o encontro, que contou com a presença de vereadores e representantes da sociedade civil, Ted Lago teve a oportunidade de apresentar a performance da gestão da empresa no governo Flávio Dino, que enxugou despesas, aumentou a lucratividade e vem investindo em infraestrutura portuária. 

A sessão foi presidida pelo vereador Ivaldo Rodrigues, em mesa composta por Ted Lago, pelo secretário de Estado da Transparência, Rodrigo Lago – representando o governador Flávio Dino –, pelo secretário adjunto de Planejamento do município, Pablo Rebouças – representando o prefeito Edivaldo Holanda Júnior –, pelo vereador Honorato Fernandes e pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Maranhão, Fábio Nahuz. 

Uma das questões levantadas pelo vereador Honorato Fernandes foi a ideia de federalização do Porto do Itaqui. Ted Lago voltou a afirmar que se trata de um retrocesso. “Um retrocesso não só para o Maranhão, mas para o Brasil, já que a esfera de decisões e de investimentos se deslocaria para o âmbito federal, perdendo a conexão direta com a realidade local”.

Ele falou sobre a importância do Itaqui para a economia maranhense e de mais oito estados e destacou a integração da estratégia de negócios do porto com o desenvolvimento de São Luís e do Maranhão.  

O secretário Rodrigo Lago chamou a atenção para o fato de que uma eventual federalização estaria na contramão da eficiência da administração pública, cuja tendência é justamente a descentralização das ações e dos recursos. “Não há nenhum fato concreto, além de rumores na imprensa e pronunciamento de dois parlamentares maranhenses sugerindo a federalização do Itaqui, o que é lamentável, uma vez que o que se espera de um representante do Maranhão é a defesa dos interesses do povo maranhense”. Ao final de seu discurso, Rodrigo Lago sugeriu que a Câmara de São Luís encaminhe uma moção de apoio à manutenção do porto sob delegação do Maranhão.

O presidente do Sinduscom, Fábio Nahuz, afirmou que a Federação das Indústrias do Maranhão – Fiema já se declarou contra uma possível federalização, posição compartilhada pelo sindicato. Ele destacou esse momento de abertura do Itaqui para a classe empresarial e o esforço da atual gestão no sentido de estreitar o relacionamento com o setor produtivo da capital e do estado. 

O secretário adjunto Pablo Rebouças informou que o Porto do Itaqui é prioridade em praticamente todos os projetos em discussão no Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Luís. “A sensação que temos é de que, antes, o Porto do Itaqui estava distante, quando na verdade é algo próximo de nós. A cidade precisa se apropriar mais deste patrimônio”. 

A audiência foi encerrada com um entendimento comum sobre a importância de reafirmação do Porto do Itaqui como patrimônio do povo do Maranhão.