EMAP apresenta plano de investimentos a empresário...

Publicada em: 04.04.2016

EMAP apresenta plano de investimentos a empresários maranhenses

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) apresentou o plano de investimentos do Porto do Itaqui a empresários maranhenses em encontro na sede do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Maranhão (Sincopem), na última sexta-feira (1º). A empresa foi convidada a participar da reunião mensal do Conselho Temático de Infraestrutura e Obras da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), presidido pelo diretor da entidade, que também é presidente do Sincopem, José de Ribamar Barbosa Belo.

A reunião contou com a participação de representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão – CREA-MA, das secretarias de Estado de Planejamento (Seplan) e de Indústria e Comércio (Seinc), da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), além de empresários associados.

O objetivo do encontro foi apresentar aos empresários as ações da gestão Emap e o cronograma de obras previstas para o biênio 2016/2017, licitações e procedimentos para habilitação. O presidente da Emap, Ted Lago, mostrou que – justamente neste período de instabilidade econômica – o Porto do Itaqui inicia uma fase de muitas obras importantes que podem movimentar a economia do Maranhão.

“Por isso é importante que possamos tornar públicas essas obras e apresentar alguns problemas que temos tido, no que se refere a habilitação das empresas. Tivemos algumas licitações fracassadas por falta de documentação ou falha na montagem das planilhas”, explicou.

Empresas competitivas

O diretor-presidente do Sincopem destacou o bom desempenho do Itaqui e chamou a atenção para o fato de que “nesses anos todos não tenham sabido aproveitar esse grande diferencial”, referindo-se à localização geográfica privilegiada e à profundidade dos berços. “É muito gratificante saber que o porto hoje está com uma situação equilibrada, com as finanças em dia e com recursos para investir. Temos grandes oportunidades de negócios e precisamos preparar nossas empresas para que esses recursos não sejam direcionados para outros estados”, disse José de Ribamar Barbosa Belo.

Ao final do encontro, Ted Lago propôs a realização de um novo encontro, dessa vez com a equipe de Engenharia da Emap, para que os empresários tomem conhecimento dos projetos e possam se habilitar de acordo com as exigências legais. Para o sucesso dessa iniciativa, no entanto, serão necessários a participação e o apoio das entidades de classe do setor. “É muito importante que as empresas maranhenses se tornem competitivas e possam participar do nosso plano de investimentos”, afirmou.