EMAP celebra 8 anos de excelência com a renovação...

Publicada em: 25.09.2023

EMAP celebra 8 anos de excelência com a renovação da certificação no programa de gestão de qualidade

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), celebra mais uma renovação bem-sucedida de sua certificação no Programa 8S, pelo oitavo ano consecutivo. O resultado dessa conquista foi anunciado nesta segunda-feira, dia 25, após uma auditoria minuciosa conduzida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

O Programa 8S, uma adaptação brasileira dos princípios da renomada metodologia japonesa 5S, é considerado uma ferramenta de gestão da qualidade e incorpora três novos "sensos" que surgiram devido às especificidades das empresas brasileiras. Essa certificação reflete o compromisso da EMAP em manter os mais altos padrões de excelência operacional.

Carolina Maciel, Gerente de Qualidade da EMAP, enfatizou os impactos imediatos das ações do Programa 8S, destacando que "é um programa que facilita a conquista e motivação das pessoas, pois elas conseguem visualizar a importância de cada ação. Isso resulta na criação de um ambiente de trabalho digno, mais seguro e acolhedor, tornando nosso trabalho mais leve e potencializando nossas entregas. A cada ano, percebemos esses efeitos de forma mais pronunciada."

A auditora Kellen Luz, representante do SENAI, explicou que o elemento-chave para a conquista da certificação 8S foi o envolvimento de toda a equipe com o processo. Desde 2015, a EMAP mantém a certificação no Programa 8S, que assegura a adoção das melhores práticas em produtividade, segurança e bem-estar. Neste ano, a renovação da certificação atingiu um índice de conformidade superior a 99% em 68 setores da EMAP.

Durante o anúncio dos resultados da auditoria, Raimundo Arruda, Diretor Regional do SENAI, reiterou o compromisso da instituição em estabelecer “ parcerias sólidas e oferecer capacitação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento do estado do Maranhão, principalmente em relação ao Porto do Itaqui”.

Gilberto Lins, presidente do Porto do Itaqui, ressaltou que o Programa 8S simboliza uma gestão eficiente e organizada para a EMAP, sendo um reconhecimento contínuo pelas boas práticas e pela integração entre todos os setores. "Nossos resultados continuam a melhorando, e estabelecendo recordes, devido ao nosso compromisso em reunir esforços e adotar práticas que elevam o porto. Essa organização facilita nosso ambiente de trabalho, tornando o Porto do Itaqui um dos poucos portos públicos do Brasil com o Programa 8S.”, encerrou.

Além do programa 8S, a EMAP também é certificada nas ISOs 45001, 9001, 14001 e 27001, que conferem, respectivamente, grau de excelência aos sistemas de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Segurança da Informação.  Além da certificação em segurança portuária ISPS Code. Esse reconhecimento faz do Itaqui o único porto público do Brasil com quatro certificação ISO.