EMAP comemora 22 anos de gestão do Porto do Itaqui...

Publicada em: 06.02.2023

EMAP comemora 22 anos de gestão do Porto do Itaqui com ótimos resultados e reconhecimento internacional

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do Porto do Itaqui, completa 22 anos nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, e celebra a data compartilhando uma história de sucesso, como referência em gestão portuária no país.

“É uma honra fazer parte da história da EMAP e contribuir com os resultados que estamos construindo juntos. Essa trajetória de sucesso representa o trabalho focado da nossa equipe e de todos os parceiros, sob a liderança do governador Carlos Brandão”, afirma o presidente da EMAP, Ted Lago.

O dia do aniversário da empresa marca o fechamento da movimentação de janeiro no Porto do Itaqui, que registra um total de 2,02 milhões de toneladas de cargas movimentadas, volume 39% maior do que foi registrado no mesmo período de 2022. Um sinal positivo para um porto que, por seis anos consecutivos, vem superando seu volume anual de cargas movimentadas.

Em 2022, o porto público maranhense inaugurou mais um berço de atracação, o Berço 99, preferencial para celulose. A infraestrutura de armazéns, tancagem e ramais ferroviários também foi ampliada com diversos investimentos privados. Para os próximos quatro anos, estão previstos R$ 500 milhões em recursos da EMAP, além de mais de 4 bilhões em recursos privados, dando continuidade à expansão portuária.

Referência

No último ano, a EMAP foi reconhecida no Prêmio Portos + Brasil, instituído pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra), com o 1º lugar na principal categoria do prêmio, aquela que avalia o IGAP (Índice de Gestão das Autoridades Portuárias). O porto público do Maranhão também foi reconhecido internacionalmente, pela OEA e AAPA (Associação Americana de Autoridades Portuárias), com um prêmio de Excelência em Infraestrutura Portuária.

Esse trabalho de gestão vem sendo reconhecido por outros portos e empresas públicas e privadas que buscam informações sobre os processos e projetos da EMAP. Um exemplo é programa de inovação Porto do Itaqui Lab, que recebeu representantes de grandes portos, como Paranaguá (PR) e Pecém (CE); empresas, como a VLI; universidades, como a UFMA e UNDB; além de prefeituras.

A EMAP integra diversos fóruns locais e nacionais de estudo e relacionamento profissional, a exemplo da ABEPH, Pacto Global das Nações Unidas, Hub de Inovação do MA, Comitê de responsabilidade Social da área Itaqui Bacanga, grupos de profissionais de comunicação e recursos humanos dos portos públicos, compliance, dentre outros.