EMAP convoca parceiros para ação conjunta no carna...

Publicada em: 06.02.2015

EMAP convoca parceiros para ação conjunta no carnaval

A diretoria da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) reuniu, na manhã desta quinta-feira (5), em sua sede, no Porto do Itaqui, representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do Corpo de Bombeiros, da Polícias Militar (PMMA) e Rodoviária Federal (PRF), e as operadoras de Ferryboat (Serviporto e Internacional Marítima) que atuam nos terminais, para traçar o plano de ação integrado para o Carnaval.

Entre as principais ações acordadas para o período estão a operação tapa-buracos e de iluminação pública do trecho de acesso ao terminal, a ser realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp); o combate à superlotação de ônibus e vans; reforço policial e de organização de tráfego, num plano integrado que envolve agentes da PMMA, SMTT e PRF; além de ambulância, blitz de educação no trânsito, instalação de banheiros químicos, sinalização e tenda para apoio na espera pelo embarque no terminal de ferryboats da Ponta da Espera.

O encontro foi conduzido pelo assessor da presidência da Emap, Fernando Cardoso, e pelo gerente de Terminais Externos, Glauco Vaz. O objetivo da ação conjunta é minimizar os impactos decorrentes da superlotação do terminal no período carnavalesco, quando milhares de pessoas atravessam a Baía de São Marcos para aproveitar o feriado nos municípios da baixada maranhense.

Dos 1.771.341 que atravessaram a Baía de São Marcos durante todo o ano de 2014, 83.584 deles fizeram a travessia no período de carnaval (entre a sexta-feira e a quarta-feira de cinzas).


Orientação para embarque

Informe-se sobre os horários das viagens no site da Emap.

Compre os bilhetes com antecedência

Ao optar pelos serviços dos ônibus é importante chegar a esses terminais com no mínimo uma hora de antecedência. A dica vale também para quem viaja com veículos. Chegar cedo ajuda na organização do embarque e evita atrasos.

Atenção para a lotação de ônibus e vans. Só será permitido o acesso de veículos com número de passageiros compatível com a sua capacidade. Dentro do terminal, siga as orientações de fluxo e posicionamento.

Responsabilidades

EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária): Administração dos Terminais da Ponta da Espera e Cujupe; infraestrutura dos terminais (acesso, rampas e instalações físicas, elétricas e sanitárias); segurança portuária em terra; preservação ambiental na área dos terminais; e Fiscalização das operadoras.

Operadoras de Ferryboat (Internacional Marítima e Serviporto): Venda de passagens; horários de viagens; embarcações extras; procedimentos de segurança dentro das embarcações; botes e coletes salva-vidas; capacitação e treinamento da tripulação; e limpeza dos ferryboats.

 Capitania dos Portos: Garantir a segurança da navegação; auxiliar o serviço de salvamento marítimo; cumprir e fazer cumprir a legislação que regulam o tráfego marítimo; fiscalizar a habilitação de condutores; e inscrever e fiscalizar embarcações.

Polícia Militar: Policiamento preventivo, ostensivo e de trânsito.

SMTT: Apoio na organização do tráfego de veículos.

Polícia Rodoviária Federal (MA): Apoio na segurança e no tráfego.