EMAP e Ministério Público em parceria pela ética e...

Publicada em: 21.06.2021

EMAP e Ministério Público em parceria pela ética e integridade

Nesta quinta-feira, será lançado o projeto Ética e integridade empresarial na prevenção da corrupção, iniciativa do Ministério Público do Maranhão em parceria com a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária e Sebrae Maranhão. A programação conta com palestra do professor Gilberto Socoloski, analista técnico do Sebrae Nacional, marcada para as 9h. Em atenção aos protocolos de prevenção à covid-19 o evento será virtual, com transmissão pelos canais do YouTube da Escola Superior do MP e Sebrae Maranhão.

O projeto integra o escopo do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o MPMA e a EMAP, em fevereiro de 2020, com o objetivo de realizar ações conjuntas de disseminação da cultura e a implantação e/ou aperfeiçoamento de programas de integridade (compliance) no Maranhão.

O Termo de Cooperação Técnica fortalece o compromisso das duas instituições com a prevenção da corrupção e a valorização de condutas éticas nas relações das empresas com o poder público e setor privado, cabe à EMAP participar de programas institucionais do MPMA que visem o fomento à cultura de compliance e sua disseminação no meio empresarial. Além disso está prevista a prestação de auxílio técnico e orientação às empresas que tenham relações com a EMAP, a fim de que construam seus programas de integridade.

Na ocasião da formalização do Termo de Cooperação Técnica, no ano passado, o promotor Marco Aurélio Barros falou sobre a missão dos parceiros no sentido de conscientizar e incentivar os empresários maranhenses para a criação de uma cultura de não-corrupção no Maranhão. “Temos a EMAP como parceira porque já instalou o seu programa e pode nos ajudar na composição desse projeto. Vamos realizar oficinas nos municípios, com apoio também do Sebrae-MA, para que possamos caminhar juntos na construção dessa nova consciência”, disse.

As demandas previstas no Termo de Cooperação com o MP são desenvolvidas na EMAP por meio do Programa de Compliance, que cabe a uma gerência criada em 2018. Além dos monitoramentos e gestão de terceiros (participação em reuniões de kickoff, análise de risco de fornecedores etc.), a empresa presta auxílio técnico e orientação às contratadas, a partir da realização do Café com Compliance.